Conheça o FIXA11, primeiro ETF de renda fixa do Brasil

O FIXA11 é o primeiro ETF de renda fixa do Brasil. O fundo que é negociado na Bolsa foi lançado em 2018 pela empresa Mirae Asset que replica os juros futuros no país.

ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, é um fundo de índice comumente ligado à renda variável. No entanto, entra agora para o mercado brasileiro o primeiro ETF de renda fixa do país, o FIXA11.

Conheça o FIXA11

O Mirae Asset Renda Fixa Pré Fundo de Índice, mais conhecido pelo código de negociação FIXA11 é um fundo negociado na bolsa de valores. A taxa de administração cobrada é de 0,30% ao ano e atualmente o produto já conta com um patrimônio superior a R$ 100 milhões sob gestão.

O índice de referência utilizado para a gestão é o A&P/BM&F, o indicador mede o desempenho dos contratos futuros de Depósitos Interbancários (DI) que vencem em três anos. O índice permite replicar o desempenho do juros brasileiro pelos próximos três anos levando em consideração a expectativa do mercado.

Como funciona o fundo de renda fixa do FIXA11?

O FIXA11 replica o desempenho de ativos de renda fixa, mas é importante compreender que os ETFs se tratam de fundos associados à renda variável, desse modo, apesar dos resultados dos juros serem do mercado brasileiro, as cotas são negociadas na Bolsa.

A situação é similar ao caso dos fundos imobiliários, visto que este possui rendimentos regulares para os cotistas e mesmo assim o valor da cota sofre alterações naturais da renda variável.

O investimento no produto de renda fixa através de um ETF permite a redução dos custos, já que a taxa de administração é considerada baixa por se tratar de uma gestão passiva. A tributação então se torna benéfica por não existir o come-cotas, como em um produto de renda fixa tradicional. 

Apesar das vantagens, a variação das cotas em tempo real pode ser um risco para o investidor com oscilações negativas. 

O produto se apresenta atrativo principalmente para o pequeno investidor que terá uma diversificação da renda fixa com maior facilidade. Após três anos do lançamento do primeiro ETF de renda fixa pela Mirae Asset, o mercado conta com variadas ofertas de produtos similares.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.