Reajustes salariais permanecem abaixo da inflação; entenda o que isto significa

Análise feita pelo projeto Fipe mostra que os reajustes salariais no Brasil ainda estão bem abaixo do desejado. Especialistas afirmam que esse pode ser um ano difícil para boa parte da população brasileira.

Reajustes salariais permanecem abaixo da inflação; entenda o que isto significa
Reajustes salariais permanecem abaixo da inflação; entenda o que isto significa (Imagem: FDR)

Salariômetro, projeto da Fipe que informa sobre o mercado de trabalho, trouxe à tona uma questão muito importante e preocupante para praticamente todos os setores de trabalho.

Segundo análise do projeto, a proporção de reajustes que ficou abaixo do INPC no mês de fevereiro foi de 55,7%; no período de janeiro a fevereiro desse ano, o índice é de 49,2%.

 “Isso significa que a perda, em fevereiro, foi muito maior”, diz o coordenador do Projeto Salariômetro da Fipe, Helio Zylberstajn.

Do total pesquisado, apenas 15,1% dos salários ficaram em igual patamar do INPC e 29,2%, acima. O piso salarial médio em fevereiro foi de R$ 1.444; no ano, de R$ 1.408.

O panorama para o trabalhador brasileiro é desanimador..

“Os empregadores, em razão dos problemas na economia, não conseguem repor a inflação na hora de reajustar os salários. Será um ano lamentável para os trabalhadores”, afirma Zylberstajn.

Renda extra

Se o reajuste salarial está abaixo do que deveria, a alternativa que muitos brasileiros encontrou foi investir em formas de ter uma renda extra, a grande vantagem disso é que você trabalha para si mesmo.

“Ter uma renda extra te ajuda a diversificar as fontes de renda e a diminuir os riscos de depender de uma só atividade, principalmente em épocas de crise. Para trabalhadores autônomos isso é ainda mais importante. A renda extra ainda te ajuda a criar o hábito de investir quando o dinheiro não sobra no fim do mês”, ressalta Rejane Tamoto, planejadora financeira CFP pela Planejar.

Veja as nossas dicas para você que deseja empreender:

  1. Analise suas finanças e veja o quanto pode investir nesse novo negócio;
  2. Leve em consideração suas habilidades pessoais, como habilidades na cozinha ou com artesanato, entre outras;
  3. Pesquise o que está em alta no mercado, essa serve principalmente para quem ainda não sabe no que investir;
  4. Tenha metas a curto e médio prazo inicialmente;
  5. Tenha disciplina.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.