Franquia online é negócio barato e home office; veja se vale a pena!

Optar por uma franquia online na hora de abrir um negócio pode ser uma opção vantajosa. Afinal, esse é um modelo home office, mais flexível e barato.

Uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Isso quer dizer que você vai trabalhar com uma marca que já está no mercado. 

Essa característica é uma das mais atrativas do modelo de franquia, pois facilita conquistar clientes. Mas esse não é o único motivo pelo qual vale a pena iniciar uma franquia online. Para saber mais, continue lendo o conteúdo!

Franquia online é uma boa opção?

Como você vai ver logo mais, abrir uma franquia online tem várias vantagens. Mas é preciso ter certeza de que essas vantagens e que o modelo de negócio funcionam para você.

Uma franquia online requer, por exemplo, mais organização do empreendedor. Como você vai trabalhar de casa, é mais simples de distrair e “deixar o trabalho para depois”.

Mas o faturamento de um negócio está diretamente ligado à dedicação do franqueado. Então, antes de investir, você precisa ter a segurança de que vai conseguir se empenhar.

Outra coisa importante será estar disposto a seguir padrões. Ao abrir uma franquia, você terá que oferecer exatamente o mesmo que as outras unidades daquela marca. É assim que o cliente reconhece o negócio e tem mais confiança de comprar com ele.

Por outro lado, não faria sentido o cliente esperar algo da sua empresa, por causa da marca, e você entregar uma coisa completamente diferente. Se for esse o objetivo, será mais proveitoso iniciar uma empresa só sua, do zero.

Além disso, você precisa garantir que vai atuar com algo que gosta. Escolher uma franquia só porque ela é barata ou está fazendo sucesso, mas sem ter real interesse nela, pode gerar um trabalho frustrante. Como consequência, há risco maior de sua unidade fracassar.

5 motivos para abrir uma franquia online

A seguir, você vai conhecer os principais atrativos de abrir uma franquia virtual. Acompanhe!

1. Trabalho home office

Sem dúvida, um dos maiores atrativos de uma franquia online é que esse negócio tem um trabalho do tipo home office.

Isso quer dizer que você não vai precisar montar um ponto comercial, nem vai atender seus clientes pessoalmente.

Em vez disso, sua atuação será feita toda pela internet e em casa. Basta ter acesso a um computador, internet e telefone.

Isso também garante certa flexibilidade para o trabalho, pois não é necessário estar presente em um ponto físico. Então, normalmente o franqueado pode fazer seus próprios horários.

Com sua franquia online, você vai poder vender serviços ou produtos. No caso dos produtos, eles vão precisar ser entregues, mas é comum que a própria franqueadora faça esse frete, direto para o cliente. Assim, você não vai precisar se preocupar com essa tarefa.

2. Negócio de baixo custo

Como não precisa de um ponto comercial, uma franquia online é uma opção de baixo custo. Tanto falando do investimento inicial, quanto em relação aos valores gastos para mantê-la.

Outra coisa que contribui para essa economia é que seu trabalho poderá ser feito sozinho, sem funcionários. Sem precisar arcar com folhas de pagamento, você terá lucratividade melhor no negócio.

Vale dizer que os modelos de franquias online que existem no mercado são bem diferentes. Então, uma ou outra pode ter gastos maiores, precisarem de equipamentos específicos etc.

Logo, é importante pesquisar com cuidado entre as marcas e escolher aquela que combina com sua realidade.

3. Mais qualidade de vida

Como franqueado de um negócio online, você terá horários flexíveis, como já citamos. Isso vai ajudar você a cultivar uma boa qualidade de vida, pois será possível organizar melhor seu tempo.

Dessa forma, você poderá ter momentos mais tranquilos para as refeições, para fazer atividades físicas, ficar com sua família etc.

Só é necessário organizar bem seu dia a dia. Um trabalho flexível não pode significar um trabalho esporádico, que você vai fazer quando sua rotina permitir. Sua rotina deve ser o trabalho, mas você poderá adaptá-la para suas demais atividades.

Outro atrativo de trabalhar em casa com uma franquia online é que você não vai precisar passar seu tempo no trânsito, nem ter o estresse de se deslocar. Com certeza, isso fará grande diferença para seu bem-estar.

4. Suporte da franqueadora

Ao abrir uma franquia, você vai contar com suporte da franqueadora. Essa é uma das principais vantagens deste modelo de negócio, pois facilita muito a execução do trabalho.

Os tipos de suporte oferecidos variam conforme a marca. Então, é importante verificar a que você terá direito ao abrir seu negócio. A lista de suportes aparece na Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas.

De qualquer forma, podemos citar alguns suportes comuns. Para começar, você deve contar com treinamento da franqueadora, para saber exatamente como atuar com o negócio.

Outro apoio é o de marketing, com dicas e materiais para fazer a divulgação da sua franquia. O marketing é fundamental para o negócio, pois é assim que você vai atrair clientes para a sua unidade.

Também são frequentes os suportes jurídicos, dicas financeiras, comerciais, apoio para o dia a dia da operação e mais.

5. Reconhecimento da marca

Ao abrir uma empresa do zero, sua marca será nova. Por isso, será preciso mostrar para os consumidores que o que você oferece vale a pena.

Essa conquista da confiança do usuário requer um trabalho árduo e pode demorar. Mas esse processo não é necessário quando se opta pelo franchising.

Abrindo uma franquia online, você vai trabalhar com uma marca que já está no mercado. Assim, as pessoas já vão saber o que esperar do negócio, e terão mais facilidade de comprar com você.

Isso mesmo que sua unidade seja nova. Os consumidores entendem que uma franquia segue um padrão, então sua franquia será uma ótima opção para a compra por eles.

Pronto, agora você já sabe por que abrir uma franquia online vale a pena, e como saber se essa é a melhor opção para você. 

Na hora de escolher a melhor marca, você pode conferir uma lista de franquias e comparar as marcas. Assim, terá mais segurança de escolher um negócio que combine com você, mas que também tenha um bom potencial de sucesso.