Quanto custa uma franquia do McDonald’s em 2022? Confira o valor

Uma das maiores redes de fast food do mundo, o McDonald’s tem no Brasil mais de 2.600 lojas. A empresa adota o sistema de franquia, confira os valores necessários para ser dona da sua própria unidade.

Quanto custa uma franquia do McDonald's? Confira valor atualizado em 2022
Quanto custa uma franquia do McDonald’s? Confira valor atualizado em 2022 (Imagem: FDR)

O McDonald’s já é uma das redes que mais possui franquias no Brasil, sua primeira unidade foi inaugurada em Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro no ano de 1979.

De lá para cá já são mais de 2.600 unidades espalhadas pelo país; dentro desse número, pelo menos 1.539 delas são restaurantes abertos pela própria marca.

Uma franquia do Mc pode ser bastante lucrativa, no entanto, o investimento para a sua abertura não é dos mais baixos.

Quanto custa uma franquia do McDonald’s?

O Portal do Franchising é a única plataforma onde a própria Arcos Dourados, empresa que detém os direitos de franquear a marca McDonald’s na América Latina, publica o valor inicial do investimento para se fraquear a marca.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o investimento para abrir uma franquia da loja em seu modelo mais simples, em praça de alimentação de shopping, é de R$ 2.670.000,00, isso mesmo, dois milhões seiscentos e setenta mil reais.

Para as lojas de rua o investimento é ainda maior, o franqueado vai precisar desembolsar valores a partir de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

Além desses valores, que são referentes “apenas” a construção e abertura das unidades, o franqueado ainda vai precisar fazer outros investimentos, veja:

  • 000,00 (cento e cinquenta mil reais) de taxa de franquia, ou seja, para ter o direito de utilizar a marca;
  • 5% do faturamento bruto em forma de royalties para a rede;
  • 4,3% do faturamento bruto da loja como taxa de publicidade.

Por outro lado, a lucratividade de uma franquia do McDonald’s fica entre 10% a 15% com retorno do investimento acontece em até 60 meses.

A empresa não informou o faturamento médio de cada modelo de franquia.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.