Um dos principais bancos do mundo realizou primeira negociação de criptomoedas; saiba mais

Nesta segunda-feira (21), o Goldman Sachs, um dos principais bancos do mundo, realizou sua primeira transação de balcão (over the counter, em inglês, ou OTC) de opções de criptomoedas. A negociação ocorreu com a empresa financeira de ativos digitais Galaxy Digital.

Um dos principais bancos do mundo realizou primeira negociação de criptomoedas; saiba mais
Um dos principais bancos do mundo realizou primeira negociação de criptomoedas; saiba mais (Imagem: Montagem/FDR)

A Galaxy Digital informou que ajudou o Goldman Sachs a realizar uma opção não entregável de bitcoin de balcão. Este é um tipo de negociação de opções de criptomoedas liquidada em dinheiro.

A Galaxy, empresa financeira sediada em Nova York, alegou que esta ação marca a primeira transação de criptomoedas de balcão de um grande banco nos Estados Unidos. A companhia alega que o Goldman Sachs segue aumentando suas ofertas de moedas digitais.

A empresa ainda alega que o banco premanece“demonstrando o contínuo amadurecimento e adoção de ativos digitais por instituições bancárias”.

O comunicado não informou o tamanho do negócio realizado. Também não foi indicado se a operação acontece em nome de um cliente ou instigada pelo Goldman Sachs.

O chefe de ativos digitais da Ásia Pacífico do Goldman Sachs, Max Minton, indicou que a instituição está satisfeita em realizar a primeira negociação de criptomoedas liquidadas em dinheiro com a Galaxy Digital.

“Este é um movimento importante em nossos recursos de ativos digitais”, declara o executivo. Ele ainda destaca a importância “para a evolução mais ampla da classe de ativos”.

Anteriormente, as duas instituições já realizaram uma operação conjunta. Em junho do ano passado, a Galaxy Digital tinha anunciado que seria a provedora de liquidez nas negociações de blocos futuros de bitcoin do Goldman Sachs na Chicago Mercantile Exchange (CME).

Mesmo que o bitcoin e o espaço de ativos digitais não tenham regulamentação nos Estados Unidos, são atípicos os derivativos de bitcoin negociados na CME. Em outubro de 2021, foi lançado o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) com contratos futuros regulamentados pela CME.

Goldman Sachs observa grande demanda por opções vinculadas a criptomoedas

Em dezembro, o chefe global de negociação de criptomoedas do Goldman Sachs, Andrei Kazantsev, alegou que a instituição vem observando grande demanda por opções ligadas a ativos digitais. Essa declaração foi levantada pelo CoinDesk.

O co-presidente da Galaxy Digital, Damien Vanderwilt, declarou que o envolvimento do banco é um sinal de alta da maturidade da classe de ativos para players institucionais — como fundos de hedge. Essa fala foi realizada ao CNBC.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.