Precisando de dinheiro? Veja 3 dicas para ter uma renda extra!

Se você depende apenas do seu salário, você pode estar correndo um grande risco e nem sabe! Nos últimos anos, a pandemia mudou completamente a realidade financeira de muitas empresas e famílias e aqueles que tinham mais de uma fonte de renda, ao perderem uma delas, foram menos impactados do que aqueles que ficaram sem nenhuma. 

Além de proporcionar mais conforto e qualidade de vida, uma segunda fonte de renda cumpre a função de proteção e ainda pode ajudar a concretizar os seus objetivos financeiros mais rapidamente. 

E eu sei que você pode estar pensando que se já está difícil ter uma fonte de renda, quanto mais ter mais de uma. Mas é justamente por causa dessa dificuldade, que você não deveria se acomodar e buscar outras formas de complementar a sua renda. 

E se a empresa onde você trabalha falisse? E se atrasasse o salário por 3 meses? E se imprevistos acontecessem e você ficasse sem a sua fonte de renda principal? Se você não está endividado, certamente ficaria. E se você já tem outras dívidas, sua situação financeira se agravaria. 

Você faz o dinheiro

Aqui no Brasil, temos o hábito de falar que ganhamos dinheiro. Nos países de língua inglesa, eles usam a expressão to make money, ou seja, fazer dinheiro. E isso já evidencia uma questão que está muito arraigada na cultura do nosso país, que é uma certa passividade quando o assunto se trata da iniciativa de ter mais dinheiro. 

Para que alguém ganhe, sempre será necessário alguém que dê. No entanto, a pessoa que faz entende que cabe à ela executar as ações que a levarão a alcançar os resultados e mudanças que espera. E quanto ao dinheiro não é diferente. Você pode fazer mais dinheiro. 

Comece a vender alguma coisa

Existem tantas possibilidades para quem quer começar a vender algo. Talvez você já tenha ouvido falar de Rick Chester, o ambulante que fez fama e sucesso com a venda de água mineral nas praias do Rio de Janeiro. 

Em 2015, Rick ficou sem nenhuma fonte de renda depois de ser demitido de seu emprego. Então, ele pediu R$10,00 emprestado a um amigo, comprou algumas garrafas de água mineral para revender e logo identificou a possibilidade de lucrar mais de 300% com essa ação. Pouco tempo depois, Rick começou a divulgar seus conhecimentos na internet e chegou a palestrar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 

Outra história muito inspiradora é a de Mariana Zoppei, uma jovem que ao longo de 3 anos juntou dinheiro para fazer uma viagem pelo mundo. Porém, poucos meses antes da sua sonhada viagem, o preço do dólar subiu muito e todo aquele valor que ela tinha juntado não seria mais suficiente para financiar suas despesas. Metade de tudo que ela tinha economizado estava perdido. 

Mas Mariana não se intimidou e não mediu esforços para realizar o seu sonho. Ela decidiu começar a vender brigadeiros em uma pracinha movimentada de São Paulo durante o seu horário de almoço. 

Ela compartilhava com todos ao seu redor o seu sonho de viajar, quanto tempo ela tinha passado juntando dinheiro e como a alta do dólar tinha quase colocado os seus planos por água abaixo. E, em pouco tempo, Mariana não só passou a vender incontáveis brigadeiros, como passou a receber encomendas. 

Muitos a julgaram, a chamaram de doida, duvidaram que ela conseguiria e seus pais, inclusive, riram dela, mas ela decidiu que os obstáculos que se apresentavam diante dela não a fariam desistir do seu sonho. E, de fato, não impediram. 

Essas duas histórias são inspiradoras, certo? O que lhe impede de começar a escrever a sua história inspiradora ainda hoje? Comece a esboçar hoje o seu projeto de renda extra. Faça testes, experimente alternativas, mas não desista.

Você pode vender água mineral, sanduíche natural, comida caseira, bolos, doces de pote, brigadeiros, comida congelada, churrasquinho, velas artesanais, bijuterias, roupas, etc. Você não precisa investir um alto valor no início. Você só precisa se colocar em movimento. 

Ofereça serviços 

Mas se você prefere prestar serviços ao invés de vender, essa também é uma alternativa excelente para começar uma renda extra. Existem muitas possibilidades, inclusive, sem sair de casa. 

Depois da pandemia, a demanda por serviços online ficou ainda maior. As redes sociais e os aplicativos de mensagens passaram a ser usados ainda em maior escala e abriram mais oportunidades para quem é criativo e toma a iniciativa de fazer dinheiro. 

Serviços como assistentes virtuais têm sido muito demandados. Elisa Novaes Cancella iniciou uma empresa de cosméticos veganos em 2014, mas por falta de suporte e preparo, muitos obstáculos se apresentaram para impedir que seu negócio fosse adiante. 

Elisa, então, contratou uma assessora virtual para lhe ajudar e lançou uma nova empresa, a Nature Therapy, e desta vez, teve muito sucesso, tanto no mercado físico, como no e-commerce

Já pensou em otimizar o seu tempo para fazer uma renda extra trabalhando do seu celular como assistente virtual, por exemplo? Mas esta não é a única alternativa de serviço. Você também pode alugar máquinas, eletrodomésticos e outros objetos.  

Você pode ser afiliado em programa de vendas ou indicações. É possível alugar o seu carro para transporte de passageiros ou até mesmo se tornar motorista de aplicativo. Você pode prestar consultorias no ramo em que você já atua. Pode ser passeador e cuidador de animais de estimação. Você pode alugar um quarto vazio no seu apartamento. 

Existem muitas possibilidades. Comece hoje mesmo a listar as suas possibilidades. Junte seus amigos e familiares, pergunte quais são as características positivas que eles veem em você e reflita sobre como você pode transformar isso em renda.

Vamos lá? Mãos à obra!