Atendimento médico do INSS permite consulta virtual. Nos últimos dias, muito tem se falado sobre as perícias da previdência social. Depois do retorno as atividades presenciais na agência, a população busca forma de otimizar o acompanhamento de suas avaliações. Abaixo, saiba como consultar seus resultados pela internet.
A perícia médica do INSS funciona como uma porta de entrada para os benefícios por invalidez ou incapacidade motivada por doenças. Somente por meio de sua realização é que o cidadão consegue ter direito aos salários socias da previdência.
Para fazer a perícia é preciso primeiro realizar um agendamento virtual no Meu INSS. Ao se conectar na plataforma, basta seguir as etapas abaixo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;
- Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
- Siga as orientações que aparecem na tela;
- Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Passo a passo para consultar o resultado da perícia
- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS;
- Informe o seu CPF e siga as orientações, caso não possua o cadastro, será preciso realizá-lo;
- Busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”;
- Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não.
Quais benefícios exigem uma perícia médica?
- Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença): no auxílio será determinado pela perícia se o segurado, está incapacitado de trabalhar por um determinado tempo.
- Aposentadoria por Incapacidade Permanente: também conhecida como aposentadoria por invalidez, está só é concedida caso o profissional da perícia entenda que a incapacidade para o trabalho seja permanente;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência: neste caso, a perícia comprova a condição de deficiência (de natureza física, mental, intelectual ou sensorial), bem como o grau desta.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas):este benefício não exige contribuições previdenciárias, todavia, em casos de pessoas com deficiência, será preciso comprovar tal condição na perícia médica.
Para mais informações sobre o INSS, acesse nossa página previdenciária exclusiva.