Desemprego tem menor taxa para janeiro desde 2016

Pesquisa do Valor Data aponta uma queda na taxa de desemprego no Brasil no trimestre até janeiro desse ano. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostram que o país tem avançado, ainda que em curtos passos, para mais geração de emprego.

Desemprego tem menor taxa para janeiro desde 2016
Desemprego tem menor taxa para janeiro desde 2016 (Imagem: Montagem/FDR)

O Brasil teve a menor taxa de desemprego desde 2016, 11,2%, os números são referentes ao trimestre encerrado em janeiro desse ano.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou 0,9 ponto percentual abaixo do verificado no trimestre móvel anterior (encerrado em outubro, de 12,1%) e 3,3 ponto percentual abaixo do resultado de janeiro de 2021 (14,5%).

Também ficou abaixo da mediana das expectativas de 32 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, que apontava para uma taxa de 11,3% no trimestre encerrado em janeiro. O intervalo das projeções ia de 11,1% a 11,8%.

Desocupação no Brasil

Nesse mesmo período, o trimestre até janeiro de 2022, o Brasil tinha 12,048 milhões de desempregados.

Esse número representa a população economicamente ativa, ou seja, pessoas de 14 anos ou mais que possuem condições de trabalhar.

“A entrada do ano de 2022, com o mês de janeiro compondo o trimestre móvel, mantém a trajetória de redução da taxa. A taxa de 11,2%, bem distante do recorde da série [para os trimestres comparáveis], que foi de 14,8% no trimestre encerrado em abril de 2021. Já uma queda bastante acentuada”, afirma a coordenadora de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Adriana Beringuy.

Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 o país teve uma alta de 1,6% de pessoas ocupadas, em termos numéricos isso quer dizer 95,4 milhões de pessoas.

Em termos de força de trabalho (pessoas ocupadas ou em busca de empregos com 14 anos ou mais de idade) até janeiro 107,5 milhões de pessoas estavam incluídas nesse grupo, 0,6% a mais do que no trimestre imediatamente anterior (612 mil pessoas) e 5,4% acima de igual período do ano anterior (mais 5,5 milhões de pessoas).

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.