Taxa de desemprego recua em janeiro; resultado é o menor para o período desde 2016

Novo balanço do governo federal apresenta indicativos positivos sobre o desemprego. Na última semana, foram liberados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). De acordo com o levantamento, a taxa de demissões ficou em 11,2%, sendo a menor registrada desde 2016. Entenda.

Taxa de desemprego recua em janeiro; resultado é o menor para o período desde 2016 (Imagem: FDR)
Taxa de desemprego recua em janeiro; resultado é o menor para o período desde 2016 (Imagem: FDR)

Aos olhos do ministério da economia, o desemprego no Brasil tem sido um problema em constante superação. Após modificar a metodologia que determina a apuração da PANAD, o governo informou que a empregabilidade vem se recuperando no país.

Dados do PANAD

Segundo o levantamento, a taxa atual de desemprego é de 11,2%, contabilizada a partir do primeiro trimestre deste ano. Na última rodada, encerrada em janeiro de 2021, a taxa era de 14,5%.

Já a população desocupada é equivalente a 12 milhões de pessoas. O número está 6,6% abaixo do trimestre passado (menos 858 mil pessoas) e 18,3% abaixo do trimestre encerrado em janeiro de 2021 (menos 2,7 milhões de pessoas).

No que diz respeito a população ocupada, ela é de 95,4 milhões, altas de 1,6% em relação a outubro (mais 1,5 milhão de pessoas) e de 9,4% ante janeiro de 2021 (mais 8,2 milhões).

Por fim, o nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população com idade para trabalhar, ficou estimado em 55,3%. O resultado é 0,7 ponto percentual acima do registrado no trimestre anterior (54,6%) e 4,3 pontos percentuais acima que no mesmo período de 2021 (51,1%).

Demitido na crise? Veja como pedir o SEGURO DESEMPREGO da forma certa!

Seguro desemprego

Para quem acabou de ser demitido, é possível solicitar o seguro desemprego pela internet. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile