Greve à caminho? Líder dos caminhoneiros diz que chance de paralisação é de 95%

Caminhoneiros avaliam a possibilidade de aderir a greve. Diante do aumento no valor dos combustíveis, Wanderlei Alves, líder da categoria, vem dialogando com o poder público para garantir a concessão de benefícios que barateiam o trabalho. De acordo com ele, há 95% de chances de uma paralisação. Entenda.

Na última semana, a Petrobrás anunciou um reajuste de mais de 24% no valor dos combustíveis. Atualmente, a gasolina está sendo comercializada por mais que R$ 7, desse modo, os caminhoneiros avaliam a possibilidade de entrar de greve.

Liderança dos caminhoneiros falam sobre greve

O atual líder dos caminhoneiros, Wanderlei Alves, conhecido como Dedeco, informou aos interlocutores do banco suíço Credit Suisse que a categoria está com mais de 95% de chance de aderir a greve.

Em conversa com o portal Metrópoles, explicou como foi a última reunião de negociação, de modo que de uma escala de zero a dez, haja nove e meio de chance de a greve ser aprovada. “Pode ter certeza de que tem condições de parar e isso vai acontecer cedo ou tarde”, continuou.

De acordo com o líder dos caminhoneiros, se a Petrobrás aprovar um novo reajuste nos próximos dias, será inevitável não paralisar os serviços. “Acredito que se a Petrobras der mais um aumento, o Brasil vai parar instantâneo”, afirmou.

“Queremos pegar o país e a Petrobras de surpresa. Não damos data, mas vai acontecer”, disse.

Confederação se posiciona

A CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos), também se pronunciou sobre a possibilidade de greve, afirmando que as propostas sugeridas por Bolsonaro, até o momento, não resolverão a crise.

“Há que se enfrentar o problema de forma conjunta com todos os que se relacionam com a contratação do frete. Evidentemente é necessária uma recomposição dos valores dos fretes do caminhoneiro e o mercado deve estar apto a encarar os aumentos dos custos para que se atenuem os desequilíbrios financeiros entre contratados e contratantes”, disse a entidade, em nota.

“É claro que nos preocupamos com a população e com as consequências que o repasse desse aumento trará na vida das pessoas. Mas o setor, infelizmente, não tem mais quaisquer condições de segurar esse aumento, que deve ser repassado imediatamente no valor frete. Do contrário, colocaremos em risco a própria sobrevivência de muitas empresas de transporte, que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, completou o presidente da CNT, Vander Costa.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.