Testes de Covid-19 podem entrar na declaração do Imposto de Renda?

Neste ano, o IRPF 2022 passou por mudanças previamente anunciadas pela Receita Federal, com isso muitos brasileiros ainda se adaptando com as novidades, questionam sobre a possibilidade dos testes de Covid-19 entrarem na declaração do IR.

O período para a declaração do Imposto de Renda 2022 já começou e deve ir até o dia 29 de abril. A expectativa da Receita Federal é de que mais de 30 milhões de brasileiros realizem a declaração. Deve declarar o IRPF, todas as pessoas que obtiveram rendimentos tributáveis, bem como salários, aluguéis e pensões acima de R$ 28.559,70 no ano de 2021.

É importante estar atento ao prazo, visto que a multa por entrega atrasada do IR configura 1% ao mês sobre o valor do imposto, possuindo um limite de 20%.

Mudanças para o IRPF 2022

A Receita Federal anunciou para o IRPF 2022, mudanças que vão desde novas exigências, até o acesso da conta do contribuinte que é feito pelo gov.br, o mesmo poderá acessar os serviços de imposto de renda por meio do e-CAC para iniciar a declaração pré-preenchida caso seja nível prata ou ouro.

Durante a declaração de tornou obrigatório especificar se o dependente mora com o titular. Outra novidade agora é que os DARFs do imposto de renda podem ser pagos por meio do PIX.

Teste de Covid-19 entra na declaração?

A pandemia da Covid-19 também trouxe mudanças para a declaração do imposto de renda. Isso porque, as despesas médicas podem ser deduzidas da declaração, contanto que sejam devidamente comprovadas, o que demanda a apresentação de recibos e notas fiscais.

Toda atenção é válida na hora de reunir os documentos para a comprovação das despesas médicas, o recibo ou nota fiscal deve conter o nome da clínica ou do profissional, incluindo o CNPJ ou CPF, descrição detalhada da consulta ou tratamento, além da assinatura e carimbo com o número do conselho profissional.

No caso dos testes de Covid-19, é preciso que tenham sido feitos em clínicas ou hospitais. Outros testes, mesmo que em farmácias e possuindo nota fiscal, não poderão ser deduzidos.

As despesas médicas devem entrar na declaração através do campo “Pagamentos Efetuados”, lá o contribuinte irá selecionar a opção laboratórios, hospitais e clínicas.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.