Ex-jogador da seleção brasileira quer ajudar atletas a começarem a investir

A aposentadoria pode ser traumática para atletas de alto nível, acostumados às grandes façanhas e aos holofotes quando estavam em atividade. Mas para Guilherme Giovannoni, ex-seleção brasileira de basquete, essa transição parece ter sido mais tranquila. Longe das quadras desde 2019, ele agora se destaca no mundo dos investimentos financeiros e quer incentivar outros atletas e ex-atletas a começar a investir.

Durante os 22 anos em que atuou dentro das quadras, Guilherme colecionou títulos importantes e grande atuações. Além de ter participado de duas Olimpíadas com a camisa da seleção, ele foi tricampeão do Novo Basquete Brasil, principal competição da modalidade em nosso país.

Esse espírito competitivo também se manifestou quando o paulista de Pindamonhangaba resolveu se dedicar integralmente à sua segunda paixão, os investimentos. Ele procurou aumentar o seu conhecimento na área e agora, passados apenas três anos, é agente autônomo e assessor de investimentos na B.Side, companhia paulistana que se destaca pela mistura de ousadia e experiência no mercado.

Giovannoni revela que o seu principal objetivo atualmente é orientar outros atletas a também trilharem o caminho dos investimentos, e sua experiência nos dois campos pode ser de grande ajuda nessa missão. Em entrevista ao “e-investidor”, ele conta como é possível transpor conceitos do esporte para o mundo financeiro:

“Investimento é uma questão de disciplina e isso o atleta tem muito. Você não tem que treinar todo dia? Você tem que investir todo mês, é a mesma ideia”

Guilherme ressalta que o planejamento financeiro é essencial para esportistas em atividade, especialmente por que eles, muitas vezes, ignoram o que será da vida financeira após a aposentadoria:

“O atleta tem receio de falar isso, mas tem que falar. Até que idade você pensa em competir? Até os 35, até os 40, até quando te pagarem? O quanto você planeja ter de renda quando parar?”

Lições de ouro

As lições que Guilherme transmite agora para seus colegas do mundo esportivo podem ajudar também pessoas de outras áreas. A necessidade de reservar uma parte dos rendimentos mensais (normalmente estipulada em 30%), por exemplo, é algo que vale para qualquer profissional.

Como outros especialistas do setor apontam, essa reserva deve ser usada para cumprir objetivos diferentes ao longo do tempo. Primeiro, é preciso atender compromissos mais urgentes, como saldar dívidas com juros altos, para só então começar a investir.

E esse outro passo também deve ser dado com segurança e disciplina, embora um certo espírito competitivo seja essencial para alcançar grandes objetivos no longo prazo.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.