Bolsa de Valores: fintech oferece serviço que faz cálculo automático de DARF; conheça

Fintech oferece serviço que faz cálculo automático de DARF. Startup faz cálculo automático e gratuito do IR devido por investidores da Bolsa de Valores e criptomoedas.

O serviço é oferecido pela Velotax, a startup que busca facilitar a vida do investidor para que a burocracia tributária não seja prejudicial à sua liberdade financeira. 

Os ativos financeiros como as criptomoedas, ações e fundos imobiliários podem oferecer maiores chances de ganhos do que os investimentos considerados tradicionais e conservadores, entretanto, as complicações relacionadas aos impostos podem render também dores de cabeça por suas regras de tributações diferentes.

Peculiaridades dos ativos financeiros

Na hora da tributação desses ativos, por existirem diferenças quanto aos produtos de renda fixa ou fundos comuns, investidores, na maioria os mais iniciantes podem desistir da renda variável por essas “complicações”.

As principais diferenças se dão pelos fatos de que a apuração e o pagamento do Imposto de Renda é mensal, além de que a responsabilidade do cálculo e do pagamento feito pelo DARF é do investidor.

Para o consumidor que compra fundo de ações, a tributação é feita apenas no resgate do fundo e o imposto que se deve é retido na fonte pela instituição financeira. No IR anual é preciso informar apenas o rendimento e o saldo em 31/12. Os fundos podem ainda cobrar taxas de administração e performance.

Para o investidor de ações, existe a autonomia dos seus investimentos, entretanto, a cada mês é preciso apurar os ganhos de capital diante da compra e venda das ações. Em caso de se encaixar nos patamares mínimos, o investidor precisará calcular o valor que deve para emissão da guia de pagamento DARF. 

A metodologia além de burocrática pode resultar em erros do investidor. Com isso, a fintech Velotax viu a oportunidade de trazer a solução para investidores na hora do cálculo do IR.

Velotax, como funciona

Através da plataforma, o contribuinte pode vincular sua conta na B3 e com isso obter acesso a diversas operações com renda variável. Dessa forma, o sistema deve calcular de maneira automática toda a movimentação, além de oferecer a opção de gerar o DARF na própria plataforma. 

O tempo da operação por meio do Velotax é de três minutos, o que promete acabar de vez com a burocracia dos investidores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.