Franquias: mercado de estética tem alta; como abrir negócio na área?

As franquias estão em alta no Brasil, pois, são uma opção para quem deseja empreender. Um dos principais setores que tem atraído os brasileiros é o de estética, que oferecem diversos serviços e não só para o público feminino.

O setor de estética está em alta no Brasil. Ainda no início da pandemia, em 2020, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apresentou dados de que o setor da beleza cresceu quase 6%.

Já em 2021, o crescimento continuou no primeiro quadrimestre do ano com um aumento de 5,6%; a expectativa para 2022 é um cenário ainda mais positivo.

Isso mostra que mesmo em meio à crise econômica e sanitária causada pela pandemia de Covid-19, o mercado de estética não parou.

As mulheres procuram as clínicas de estética buscando renovar o amor-próprio, a autoconfiança, serem bem tratadas e se sentir à vontade para realizar os procedimentos.

Pois, além da beleza, a prioridade sempre é a saúde e o bem-estar.

Franquias de estética

Com esse crescimento na procura de procedimentos estéticos, surge também uma oportunidade de mercado em ascensão. As mulheres, claro, foram impactadas por esse setor, e resolveram investir em franquias.

Nos últimos 12 meses, o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% da receita em relação a 2020, avançando de R$ 168,1 bilhões para R$ 182,3 bilhões.

Já entre os meses de julho a setembro de 2021, o segmento de saúde, beleza e bem-estar apresentou o terceiro maior resultado do franchising.

Com alta de 9,1% – atrás apenas de turismo e hotelaria, e casa e construção.

Ao adquirir uma franquia, a empreendedora tem acesso a vários benefícios, como:

  • A prospecção de clientes, protocolos exclusivos;
  • Acesso a equipamentos modernos do mercado;
  • Altíssima lucratividade e mentoria ao franqueado e estudos de geomarketing.

Mary Iaczinski é fundadora da Rede Virtuosa e comenta esse crescimento do setor.

“Minha vida, por exemplo, foi tomada por desafios que sempre busquei superar por meio dos pilares: força, foco e fé. Quando fiquei viúva do meu primeiro marido, com 21 anos e um filho de apenas dois, decidi ir em busca do meu sonho. Iniciei um curso na área de estética; deixei o emprego que tinha para atender a domicílio, oferecendo os meus serviços de porta em porta, levando maca e equipamentos dentro de um carro popular apertado. Com o crescimento no volume de clientes, consegui finalmente abrir minha clínica em um local próprio na minha cidade natal, Joinville (SC). A partir daí, sempre amparada pela minha fé em Deus, não parei de crescer, abrindo minhas portas para que outras mulheres também empreendedoras pudessem ter na estética a sua garantia de renda, liberdade e autonomia financeira”, comenta ela.

No ano passado, Mary dobrou o número de clinicas encerrando o ano com mais de 100 unidades e 84 contratos assinados para novas franquias. Para 2022 a empresária tem o objetivo de fechar o ano com, pelo menos, 200 novas unidades inauguradas.

Mary Iaczinski dá a dica para quem deseja empreender no setor:

“Não desistir dos seus sonhos e procurar sempre se especializar no que faz, evitando questionamentos injustos à nossa competência e qualidade de trabalho enquanto mulheres”.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.