É possível fazer mais de um curso de pós-graduação ao mesmo tempo?

A pós-graduação é o momento do profissional se especializar em uma área de atuação. Com um mercado de trabalho tão competitivo ela pode ser o diferencial para você conquistar a sua vaga de emprego dos sonhos.

É possível fazer mais de um curso de pós-graduação ao mesmo tempo?
É possível fazer mais de um curso de pós-graduação ao mesmo tempo? (Imagem: FDR)

O mercado de trabalho requer constante atualização por parte dos profissionais, uma opção bastante procurada é a pós-graduação.

Você sabia que existem dois tipos de pós-graduação? Conhecer eles vai te ajudar a definir a melhor opção para a sua área e seu perfil profissional; confira:

  • Stricto sensu — formações que são voltadas para a carreira acadêmica, por meio do mestrado e do doutorado;
  • Lato sensu — o foco é a melhoria da atuação no mercado de trabalho. Exemplos são a especialização e o Master in Business Administration (MBA).

É possível fazer mais de uma pós-graduação?

A resposta é um sonoro SIM, você pode conciliar a sua pós com outra e até mesmo com outras atividades. Isso porque esse curso tem uma duração menor do que a graduação, variando entre 6 e 18 meses.

Você pode, inclusive, realizar a sua pós-graduação virtualmente, no caso da Lato Sensu, ainda não há pós-graduação stricto sensu virtual no Brasil.

A grande vantagem de fazer os dois cursos ao mesmo tempo é a rapidez com que você vai obter dois certificados que podem mudar completamente a sua posição de trabalho.

No entanto, para conseguir conciliar duas formações você vai precisar se organizar; veja nossas dicas:

  • EAD: Escolha fazer, pelo menos um dos cursos, virtualmente, isso vai fazer com que você possa estudar onde e quando quiser.
  • Tenha uma agenda organizada: Você vai precisar de atenção redobrada para acompanhar as duas formações; então, faça planejamento e se organize.
  • Planeje o lado financeiro: Avalie sempre se as duas mensalidades cabem no seu orçamento. Assim, você evita imprevistos durante os cursos.
  • Cronograma de estudos: Sempre falamos dele na preparação para o vestibular, mas, o cronograma também é indispensável quando você já está cursando o nível superior.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.