Ministério da Saúde está com inscrições abertas para curso de capacitação gratuito de agente comunitário

UFGRS e Ministério da Saúde oferecem curso de capacitação gratuito voltado aos agentes comunitários de todo o país. Para participar é necessário estar vinculado ao SUS e o foco da formação é o combate às endemias.

Ministério da Saúde está com inscrições abertas para curso de capacitação gratuito de agente comunitário
Ministério da Saúde está com inscrições abertas para curso de capacitação gratuito de agente comunitário (Foto: FDR)

Foram abertas na última segunda-feira, 14, as inscrições para o curso de capacitação gratuito voltado aos Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE) do Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde.

O curso é oferecido em parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Curso de capacitação gratuito

Ao todo, serão ofertadas 200 mil vagas, sendo 138 mil para ACS e 62 mil para ACE.

As aulas acontecerão virtualmente, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O que permite a participação de pessoas de todo o país e cada curso terá 1.275 horas/aula de duração com dez meses de aula.

Além disso, os cursos também contarão com atividades presenciais, práticas que serão realizadas no local de trabalho do agente de saúde junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, podem participar do processo seletivo todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Os trabalhadores ativos do SUS, que exerçam atividade profissional nos municípios que aderiram ao Programa Saúde com Agente e que possuam formação de Nível Médio ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

É importante lembrar que os participantes precisam estar vinculados ao SUS, caso aconteça uma quebra de vínculo eles terão que comunicar à coordenação e terão a matrícula cancelada.

Inscrições curso gratuito do Ministério da Saúde

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril através do site Saúde com Agente; o resultado final será divulgado em 23 de maio, também pelo site.

Acesse o link e veja a lista dos municípios que aderiram ao programa.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.