Emprego Internacional: EUA facilitam a solicitação de vistos para motoristas de caminhão; saiba mais

Reflexos da pandemia, os Estados Unidos estão facilitando o visto para emprego internacional como motorista. Advogado especializado em Direito Internacional comenta essa estratégia.

Emprego Internacional: EUA facilitam a solicitação de vistos para motoristas de caminhão; saiba mais
Emprego Internacional: EUA facilitam a solicitação de vistos para motoristas de caminhão; saiba mais (Imagem: FDR)

Os setores de logística e transportes também foram atingidos pela pandemia, fazendo com que uma escassez de mão de obra surgisse.

Isso porque, durante esse período diversos motoristas abandonaram seus postos de trabalho.

Além disso, mais de 60 mil caminhoneiros foram demitidos nos Estados Unidos, criando uma crise que o país nunca tinha enfrentado.

Esse cenário nunca imaginado fez com que diversas empresas fossem em busca de imigrantes para a realização do trabalho.

Isso obrigou que o governo facilitasse as aprovações de visto para trabalhadores que operam neste setor.

Emprego internacional

Daniel Toledo é um advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos; ele comenta como essa realidade é sentida no país.

“A necessidade de motoristas de caminhão nos Estados Unidos existe; e isso pode ser visto em carretas nas estradas, onde estão sendo colocadas placas de ‘Estamos Contratando’ em suas traseiras. Grandes redes como a Amazon e o Walmart são visivelmente os mais afetados pela escassez”, revela.

Para o especialista em Direito Internacional, um visto EB-3 (que permite o trabalho com concessão do Green Card) pode ser o ideal para caminhoneiros brasileiros que querem trabalhar nos EUA, mas pede atenção na hora de realizar a solicitação.

Existem duas modalidades de EB-3: skilled e unskilled. Na primeira, o trabalhador precisa ter mais de dois anos de experiência atuando no segmento solicitado, mostrando capacidade para exercer a função. Por outro lado, o unskilled não exige experiência de trabalho, mas é primordial que a pessoa esteja fisicamente apta para efetuar o trabalho”, pontua.

Antes de se candidatar a postos de trabalho como motorista nos EUA é necessário ter uma carteira de motorista comercial.

Ela é um tipo de documento “especial”, que, inclusive, a empresa pode ajudar o trabalhador a obter.

“E você não vai tirar essa carteira comercial do dia pra noite, fazendo com que isso possa ser um empecilho para que a empresa finalize o processo de contratação. O pedido de uma carteira de motorista comercial é trabalhoso, e em alguns casos a aprovação pode levar meses. Poucas empresas estão dispostas a esperar esse período, portanto, é importante iniciar todos esses processos estando extremamente preparado. É primordial ter uma reserva monetária enquanto aguarda sua solicitação ser aprovada, não correndo assim, o risco com gastos imprevistos”, finaliza Toledo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.