Vestibulares 2022: confira dicas para se preparar para as provas deste ano

Pontos-chave
  • Temporada de estudos para o vestibular é iniciada.
  • Preparação para exames requer atenção a alguns pontos.
  • Investir em conhecimento além dos assuntos cobrados é necessário.

O início do ano é o período também de iniciar a preparação para os vestibulares 2022. É muito comum que os vestibulandos não saibam como se preparar nesse começo, por isso, fizemos uma seleção de dicas para te ajudar.

Vestibulares 2022: confira dicas para se preparar para as provas deste ano
Vestibulares 2022: confira dicas para se preparar para as provas deste ano (Imagem: FDR)

O ano letivo foi iniciado há algumas semanas, com ele, a preparação para os vestibulares 2022 também deve começar.

Seja em curso preparatórios presenciais, em casa ou até mesmo sozinho.

Se esse é o seu primeiro ano como vestibulandos, essa sensação de estar perdido é comum, mas vamos te ajudar a se organizar nesse momento.

Lembrando que as dicas apresentadas aqui servem tanto para quem vai fazer algum dos vestibulares espalhados pelo Brasil, quanto para quem vai fazer o Enem 2022; veja nossas dicas.

Planejamento

Se você já fez algum desses exames, o ideal é que confira o seu desempenho e analise onde precisa melhorar; essa observação vai te ajudar a se organizar melhor e poder focar seus esforços.

Se esse é o seu primeiro ano, procure elaborar um cronograma de estudos de acordo com o seu dia a dia e as suas necessidades; nesse quesito é importante lembrar que ele é individual.

Você até pode olhar o do seu colega, pegar modelos na internet, mas precisa conseguir colocá-lo em prática, por isso a necessidade de elaborar um de acordo com a sua pessoa.

Para o diretor do Colégio Anglo Chácara Santo Antônio, Lucas Seco, o estudante precisa conseguir abranger todas as áreas em seus estudos.

“Você não pode priorizar uma única disciplina, você tem que estudar todas as áreas do conhecimento e distribuir isso na sua grade semanal de estudos”, comenta ele.

Em seu momento de planejamento você deve considerar os seguintes pontos, de acordo com especialistas:

  • Fazer a organização do seu horário de estudo;
  • Em seu cronograma descrever em cada horário quais disciplinas serão estudadas. Verificar se ao longo de um período (semana ou quinzena) todas as disciplinas foram estudadas;
  • Destinar um maior tempo de estudo para as disciplinas prioritárias e as que mais tem dificuldades;
  • Fazer a distribuição de forma equilibrada, ou seja, entre as disciplinas que mais tem facilidade e as que mais tem dificuldade. Não colocando todas as que dificuldade no mesmo dia;
  • Manter seus materiais (apostilas/cadernos/listas) organizados;
  • Ter um local tranquilo para seus estudos.
  • Evitar distrações durante os estudos, se possível, desligue o celular;
  • Tem dúvidas? Procure ajuda de um professor, escreva a sua dúvida assim que ela surgir para não esquecer.
Vestibulares 2022: confira dicas para se preparar para as provas deste ano (Imagem: FDR)
Vestibulares 2022: confira dicas para se preparar para as provas deste ano (Imagem: FDR)

Dedicação

Sabe a imagem da balança em perfeito equilíbrio? Você precisa atingir isso, os momentos de estudos são bastante importantes, mas também é necessário ter um equilíbrio com descanso e lazer.

Já foi constatado esse equilíbrio é importantíssimo para a qualidade dos estudos e do aprendizado, assim, você precisa pensar nos seguintes aspectos:

  1. Alimentação saudável, isso pode influenciar a sua disposição para os estudos.
  2. Horário de sono, dentro do seu cronograma você precisa considerar que o seu corpo vai precisar descansar.
  3. Faça exercícios físicos, além de te ajudar fisicamente, esse pode ser um momento de descarregar as tensões que essa preparação causa.
  4. Atenção a sua saúde mental, é comum que você se sinta pressionado, mas isso não pode te levar ao adoecimento.

Invista em seu repertório sociocultural

O Enem cobra de forma direta que o estudante tenha um bom repertório sociocultural na sua redação.

No entanto, esse quesito é importante também nos vestibulares que você vai fazer.

Ter um vasto conhecimento pode te ajudar na hora da redação.

Mas, também no momento de responder as questões que muitas vezes têm diversos assuntos conectados.

Você pode ampliar esse repertório de forma prazerosa, através de filmes com temáticas históricas, por exemplo; além de livros, tanto os clássicos quanto outros que são escritos por estudiosos.

Se você não sabe por onde começar, veja as listas de livros das últimas seleções da instituição em que vai fazer a prova.

Também é possível investir em podcasts e aqui vão duas dicas:

  • Mamilos: apresentado pelas jornalistas Juliana Wallauer & Cris Bartis; semanal que aborda com profundidade os temas que geraram repercussão nas redes sociais e está disponível no Spotify
  • Foro de Teresina: apresentado pelos jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky, que discutem temas importantes da semana, como o cenário político nacional e internacional. Disponível em Folha UOL – Foro de Teresina.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.