Empréstimos pessoais estão mais caros em março; confira os bancos com as maiores taxas

Segundo o Procon de São Paulo, em decorrência dos reajustes aplicados pelo Banco do Brasil e pelo Itaú, as pessoas que precisaram de um empréstimo pessoal neste mês deram de cara com uma taxa pré-fixada 1,52% mais alta.

O empréstimo, nas principais instituições financeiras passou a ser concedido com a cobrança de encargos de 6,70% ao mês, acréscimo de 0,1 ponto percentual em comparação com a taxa registrada em fevereiro.

Taxas 

O Itaú e o Banco do Brasil foram os únicos bancos que ampliaram os juros. O BB subiu os  juros de 5,97% ao mês para 5,99%, aumento de 0,02 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,34%.

O Itaú, por sua vez, subiu os juros um pouco mais, saindo de 7,50% para 8,10%, aumento de 0,6 ponto percentual, representando uma variação positiva de 8%.

Juntamente com os reflexos na economia causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, este aumento nos juros, deixa mais evidente que empréstimos só devem ser tomados para pagar dívidas com juros mais elevados e sem garantia, como é o caso do cartão de crédito e do consignado, segundo uma nota técnica divulgada pela Escola de Proteção e Defesa do Consumidor. 

A equipe ressalta ainda que o conflito no leste europeu causa reflexos no mercado externo e também interno.

A taxa média para o cheque especial não mudou em comparação com fevereiro de 2021. Sendo assim, nos bancos Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander, a taxa ficou em7,96% ao mês.

Renegociação de dívidas 

Quem estiver com dívidas em aberto e esperando uma forma de quitá-las, podem participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que está sendo feito através de uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central. As renegociações podem ser feitas até o fim deste mês.

A renegociação é oferecida para pessoas físicas que não tem bens dados em garantia. Para conferir qual o valor do débito em aberto, o consumidor pode acessar o site oficial do mutirão clicando aqui, através da ferramenta Registrato.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.