Bradesco pagará R$ 3 milhões por falha em app

O banco Bradesco recebeu uma multa de R$3.008.240 do Procon Carioca em decorrência de uma falha em seu aplicativo no dia 30 de novembro de 2021. De acordo com o órgão, a instabilidade do sistema afetou os serviços prestados pelo aplicativo e clientes tiveram que pagar tarifas por terem utilizado a outras plataformas. O órgão recomendou ainda que os consumidores lesados sejam ressarcidos pelo Bradesco.

O Bradesco foi procurado pelo Procon Carioca que questionou o banco a respeito das razões que levaram a esta falha e se isto comprometeu de alguma forma a segurança dos dados dos clientes. O banco também foi perguntado sobre quanto tempo o problema durou e de que forma clientes foram informados e quantas pessoas foram atingidas.

O órgão também quis saber sobre quais medidas foram tomadas em relação aos consumidores que ficaram impossibilitados de efetuar transações e que acabaram perderam o prazo de pagamento de suas obrigações.

Ao responder estas questões, o Bradesco disse que os consumidores foram informados a respeito da falha no sistema no próprio app, que os usuários deveriam ter outros equipamentos para ter acesso ao sistema e que a segurança dos dados não foi comprometida.

Porém, o Procon afirmou que estas respostas não tiveram a veracidade comprovada, levando o órgão a caracterizar uma infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ao ser procurado pela imprensa, o banco afirmou que busca constantemente adotar medidas que aprimorem os serviços prestados e a qualidade de atendimento de modo a identificar oportunidades de melhorias em seus processos, produtos e serviços”.

Bradesco

Bradesco é um banco brasileiro, constituído na forma de sociedade anônima, com sede em Osasco, em São Paulo. Foi fundado em 10 de março de 1943 em Marília, em São Paulo, por Amador Aguiar.

Em 2010, era o único banco privado brasileiro a estar presente em todos os municípios do país, com pelo menos uma agência ou posto de atendimento em cada uma das 5.564 cidades do Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.