Como acessar o Gov.br com conta do Banrisul, Banco de Brasília ou Sicoob?

Através do portal do Governo Federal, é possível que os usuários façam o login no sistema vinculando suas contas bancárias. Fazendo isso, a conta Gov.br do usuário sobe automaticamente para o nível prata e permite ter acesso a vários serviços ofertados pelo Banco Central. Saiba como acessar vinculando a conta do Banrisul, Banco de Brasília ou Sicoob.

O exemplo feito abaixo foi feito utilizando o banco Bradesco. O processo de verificação possui uma validação digital da conta através de um QR Code informado pelo sistema e o app do banco.

Passo a Passo

  1. Entre o portal gov.br no computador e vá em “Login com seu banco“;
  2. Quando a página carregar, selecione seu banco entre as opções mostradas para acessar
  3. Na página que abrirá, informe sua agência, conta e clique em continuar para ver o QR Code que será mostrado na tela
  4. Após isso, vá no aplicativo do Bradesco e clique em “Chave de segurança”. Realize o login, selecione a opção Validação Digital e escaneie o QR Code
  5. Agora volte para o computador, insira o código de 8 dígitos que foi informado na Validação Digital e a senha de quatro dígitos do cartão
  6. Finalize o processo e você já conseguirá acesso a conta gov.br

Contas no nível Outro e Prata

Quando o usuário concluir o login, a conta subirá para o nivel Prata de forma automática. Neste nível, o usuário ganha acesso a vários serviços como Registrato, Imposto de Renda e o Sistema de Valores a Receber do Banco Central.

Estes níveis são utilizados para garantir mais segurança para os usuários e também para o governo federal. Contas no nível bronze, por exemplo, são mais limitadas, uma vez que para ter acessar serviços extras, é preciso fazer a validação biométrica ou de reconhecimento facial no app.

Conta gov.br

Lançada em 2019, a conta gov.br além de trazer informações para os cidadãos, a plataforma que pode ser acessada através do celular e computador,  reúne diversos serviços, como consulta ao CPF e a CNH, dados do SUS (Sistema Único de Saúde), certificado de vacinação, entre outras coisas.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.