O que acontece com quem usou indevidamente dinheiro do Itaú?

Na semana passada, alguns clientes do Itaú comunicaram saques indevidos e algumas inconsistências nos extratos, que incluíam também, entrada de valores não especificados. Porém, caso algum cliente tenha utilizado este valor a mais, ele pode ser punido com prisão.

Isto acontece pois segundo o Art. 169 do Código Penal brasileiro, se apropriar de alguém ou coisas alheias por erro, força da natureza ou caso fortuito, pode resultar em multa ou detenção de um mês a um ano.

Sendo assim, caso algum cliente tenha usado o dinheiro do banco de forma indevida, ele poderá responder de forma criminal por este ato. Desta forma, se você perceber algum valor em sua conta e não souber sua origem, não utilize pois isso pode gerar processo.

Foi divulgada uma nota do Itaú onde o banco disse que o problema aconteceu por conta de um atraso no processamento de dados bancários, que precisaram ser processados de novo. O banco fez questão de ressaltar que o ocorrido não teve nenhuma relação com quaisquer eventos externos.

O aplicativo do banco ficou fora do ar, porém os canais digitais do banco estão voltando ao normal aos poucos. O Itaú disse ainda que todos os extratos e saldos das contas correntes, já estão devidamente atualizados. Sendo assim, não haverá nenhum tipo de prejuízo para os clientes e ninguém perderá dinheiro.

O Itaú informou também que os clientes que não conseguiram pagar os boletos com vencimento do dia 3 terão reembolso de juros e multas. O banco reforçou que está trabalhando para solucionar totalmente o problema o mais rápido possível.

Itaú

Itaú Unibanco, também conhecido como Itaú, é o maior banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo. O banco foi criado em 4 de novembro de 2008, a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, resultando no maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e num dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

O banco tem suas ações listadas na B3, em São Paulo, e na NYSE, em Nova Iorque. Com 91 anos de história, o Banco Itaú Unibanco possui mais de 90 mil colaboradores, quase 55 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.