Dicas infalíveis para quem vai declarar o Imposto de Renda pelo celular

Imposto de Renda pode ser feito pelo celular. Nessa semana, a Receita Federal passou a receber as declarações do IRPF. O procedimento é obrigatório para quem contabilizou rendimentos superior a R$ 28 mil durante o ano de 2021. O programa de envio já está disponível e pode ser instalados em diversos aparelhos eletrônicos. Confira.

Dicas infalíveis para quem vai declarar o Imposto de Renda pelo celular (Imagem: FDR)
Dicas infalíveis para quem vai declarar o Imposto de Renda pelo celular (Imagem: FDR)

Uma nova rodada do Imposto de Renda foi iniciada e terá durabilidade até o dia 29 de abril. Para fazer a prestação de contas com o leão, é preciso se conectar ao programa de declaração. Ele está disponível na versão computador e celular, de forma totalmente gratuita.

Como instalar o programa do IRPF no celular

  • Passo 1: Baixe e instale o aplicativo Meu Imposto de Renda 2022;
  • Passo 2: Autorize-o a acessar os arquivos do seu celular;
  • Passo 3: Insira o CPF e a data de nascimento na tela inicial.

Passo a passo da declaração do tributo por aplicativo

  • Passo 1: O aplicativo mostra todas as declarações que já foram enviadas para a Receita Federal. A de 2022 aparecerá como “não iniciada”. Toque no ícone “+” no canto inferior direito do bloco “2022”. Duas opções aparecerão: “Iniciar com a declaração do ano anterior”, em verde, e “Iniciar declaração”, em azul;
  • Passo 2: Se você tiver no seu celular o arquivo da declaração de 2021, selecione a opção ” Iniciar com a declaração do ano anterior”. Quem a fez pelo computador pode transferir o arquivo DBK para o dispositivo por meio de cabo, e-mail ou Bluetooth e realizar a busca pelo arquivo manualmente. Com esse arquivo, vários campos do aplicativo já serão preenchidos;
  • Passo 3: Se você não o tiver, selecione “Iniciar declaração”;
  • Passo 4: Crie uma palavra-chave para a declaração de Imposto de Renda de 2022, além de uma pergunta e de uma resposta para o caso de você esquecer a palavra-chave.

Demais informes

O titular deve ficar atento, pois o processo de declaração conta com diversas etapas. É preciso registrar todos os valores referentes a pagamentos, bens, salários, gastos de saúde, educação, entre outros, sendo necessária a comprovação mediante a exibição de documentos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.