Imposto de Renda pode ser feito pelo celular. Nessa semana, a Receita Federal passou a receber as declarações do IRPF. O procedimento é obrigatório para quem contabilizou rendimentos superior a R$ 28 mil durante o ano de 2021. O programa de envio já está disponível e pode ser instalados em diversos aparelhos eletrônicos. Confira.
Uma nova rodada do Imposto de Renda foi iniciada e terá durabilidade até o dia 29 de abril. Para fazer a prestação de contas com o leão, é preciso se conectar ao programa de declaração. Ele está disponível na versão computador e celular, de forma totalmente gratuita.
Como instalar o programa do IRPF no celular
- Passo 1: Baixe e instale o aplicativo Meu Imposto de Renda 2022;
- Passo 2: Autorize-o a acessar os arquivos do seu celular;
- Passo 3: Insira o CPF e a data de nascimento na tela inicial.
Passo a passo da declaração do tributo por aplicativo
- Passo 1: O aplicativo mostra todas as declarações que já foram enviadas para a Receita Federal. A de 2022 aparecerá como “não iniciada”. Toque no ícone “+” no canto inferior direito do bloco “2022”. Duas opções aparecerão: “Iniciar com a declaração do ano anterior”, em verde, e “Iniciar declaração”, em azul;
- Passo 2: Se você tiver no seu celular o arquivo da declaração de 2021, selecione a opção ” Iniciar com a declaração do ano anterior”. Quem a fez pelo computador pode transferir o arquivo DBK para o dispositivo por meio de cabo, e-mail ou Bluetooth e realizar a busca pelo arquivo manualmente. Com esse arquivo, vários campos do aplicativo já serão preenchidos;
- Passo 3: Se você não o tiver, selecione “Iniciar declaração”;
- Passo 4: Crie uma palavra-chave para a declaração de Imposto de Renda de 2022, além de uma pergunta e de uma resposta para o caso de você esquecer a palavra-chave.
Demais informes
O titular deve ficar atento, pois o processo de declaração conta com diversas etapas. É preciso registrar todos os valores referentes a pagamentos, bens, salários, gastos de saúde, educação, entre outros, sendo necessária a comprovação mediante a exibição de documentos.