Dicas infalíveis para quem vai declarar o Imposto de Renda pelo celular

Imposto de Renda pode ser feito pelo celular. Nessa semana, a Receita Federal passou a receber as declarações do IRPF. O procedimento é obrigatório para quem contabilizou rendimentos superior a R$ 28 mil durante o ano de 2021. O programa de envio já está disponível e pode ser instalados em diversos aparelhos eletrônicos. Confira.

Dicas infalíveis para quem vai declarar o Imposto de Renda pelo celular (Imagem: FDR)
Dicas infalíveis para quem vai declarar o Imposto de Renda pelo celular (Imagem: FDR)

Uma nova rodada do Imposto de Renda foi iniciada e terá durabilidade até o dia 29 de abril. Para fazer a prestação de contas com o leão, é preciso se conectar ao programa de declaração. Ele está disponível na versão computador e celular, de forma totalmente gratuita.

Como instalar o programa do IRPF no celular

  • Passo 1: Baixe e instale o aplicativo Meu Imposto de Renda 2022;
  • Passo 2: Autorize-o a acessar os arquivos do seu celular;
  • Passo 3: Insira o CPF e a data de nascimento na tela inicial.

Passo a passo da declaração do tributo por aplicativo

  • Passo 1: O aplicativo mostra todas as declarações que já foram enviadas para a Receita Federal. A de 2022 aparecerá como “não iniciada”. Toque no ícone “+” no canto inferior direito do bloco “2022”. Duas opções aparecerão: “Iniciar com a declaração do ano anterior”, em verde, e “Iniciar declaração”, em azul;
  • Passo 2: Se você tiver no seu celular o arquivo da declaração de 2021, selecione a opção ” Iniciar com a declaração do ano anterior”. Quem a fez pelo computador pode transferir o arquivo DBK para o dispositivo por meio de cabo, e-mail ou Bluetooth e realizar a busca pelo arquivo manualmente. Com esse arquivo, vários campos do aplicativo já serão preenchidos;
  • Passo 3: Se você não o tiver, selecione “Iniciar declaração”;
  • Passo 4: Crie uma palavra-chave para a declaração de Imposto de Renda de 2022, além de uma pergunta e de uma resposta para o caso de você esquecer a palavra-chave.

Demais informes

O titular deve ficar atento, pois o processo de declaração conta com diversas etapas. É preciso registrar todos os valores referentes a pagamentos, bens, salários, gastos de saúde, educação, entre outros, sendo necessária a comprovação mediante a exibição de documentos.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.