Investimento russo despenca na bolsa de valores brasileira e negociação é suspensa

Na última sexta-feira (4), a B3 anunciou a suspensão das negociações com o investimento russo BERU39. Este BDR (recibo de ativos negociados em bolsas estrangeiras e listado no mercado brasileiro) reproduz o ERUS, ETF (fundo de índice) iShares MSCI Russia.

Investimento russo despenca na bolsa de valores brasileira e negociação é suspensa
Investimento russo despenca na bolsa de valores brasileira e negociação é suspensa (Imagem: Montagem/FDR)

Nos mercados internacionais, o iShares MSCI Russia tem despencado. Este fundo replica a composição do índice MSCI Russia 25/50 Index, que abrange as principais companhias russas em capitalização de mercado. Ao todo, há 31 empresas, especialmente do setor de energia.

Diante das sanções à Rússia, após o país invadir a Ucrânia, o ERUS registrou grande queda nos últimos dias. Consequentemente, o BDR listado na bolsa brasileira acompanhou o desempenho negativo.

No acumulado anual, o BERU39 apresenta desvalorização de 70,05%. Apenas na última quinta-feira (3), a redução foi de 28,3%. No dia anterior, a queda tinha sido de 22,8%. O levantamento foi realizado pela Economatica Brasil, para o InfoMoney.

Ao mesmo passo, o volume de negociações do recibo disparou. Nos três primeiros dias de março, as negociações totalizaram R$ 3,234 milhões. Durante todo o mês de fevereiro, o número tinha sido de R$ 2,040 milhões, segundo a Economatica.

Na bolsa brasileira, para o BDR, a B3 comunicou o fechamento para as operações de emissão e cancelamento — assim como a respectiva suspensão das negociações deste programa no mercado secundário.

Investimento russo também foi suspenso na bolsa de Nova York

Também na semana passada, o ERUS foi suspenso temporariamente na bolsa de Nova York (NYSE). Por conta dos desdobramentos da invasão da Ucrânia pela Rússia, os investidores vêm indicando apreensão. As cotações do ETF refletiram esse panorama na NYSE.

O clima ainda foi puxado por problemas específicos. Na última quarta-feira (1), a gestora responsável pelo ETF, BlackRock, comunicou a suspensão da criação de novas ações do ERUS. Ou seja, foi limitado o processo de entrada de dinheiro novo no ETF.

Segundo a gestora, o ERUS tinha risco de passar por um “tracking error”. Esse termo indica a diferença de performance entre o ETF e o índice de referência.

Por conta do cenário adverso, a bolsa de valores da Rússia foi fechada. Segundo comunicado realizado na última sexta, a suspensão ainda se estenderá por esta semana.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.