Feira de franquias: vale a pena participar em 2022?

Participar de uma feira de franquias pode ser uma ótima alternativa para quem quer abrir o próprio negócio.

Mas é preciso saber como escolher o evento e quando não vale a pena comparecer. Dessa forma, você vai garantir que sua participação seja a mais proveitosa possível.

Até porque, o que você precisa é de informação e segurança para abrir seu negócio. Se você acha que tem tudo que precisa nesses aspectos, um evento assim não fará tanta diferença.

Para ajudar você, produzimos este conteúdo. A seguir você vai saber as vantagens de conferir uma feira de franquias, quais os eventos agendados e o que fazer para garantir uma boa experiência. Acompanhe!

Feiras de franquias para participar em 2022

As feiras de franquias são bem comuns no Brasil. Inclusive porque, são quase 3 mil marcas no franchising, e essas redes procuram por oportunidades variadas de apresentarem seus modelos. Como em eventos assim.

Cada feira tem um funcionamento diferente, então é importante conferir bem aquela da qual você vai participar.

A Franchise B2B, por exemplo, é uma feira itinerante. Ela já tem datas programadas para todo o Brasil em 2022, o que pode facilitar muito sua participação. Afinal, uma edição pode estar marcada para a sua cidade ou próximo dela.

Na Franchise B2B, o empreendedor encontra várias palestras e também marcas para conhecer e comparar. Para descobrir cada marca, basta acessar o site da feira e agendar um horário individual.

Dessa forma, você terá uma reunião de 30 minutos com o representante da franquia. Ele vai lhe apresentar o negócio, e depois vai tirar suas dúvidas. É uma forma de conhecer a empresa mais de perto e avaliá-la com cuidado.

Já outras feiras são mais tradicionais e trabalham com estandes. Dessa forma, você vai poder passear pelo evento e conferir as marcas aos poucos. Esse é o caso, por exemplo, da Franchising Fair.

Além das duas que citamos, você pode participar das feiras ABF Franchising Expo, Franchise4u e Planet Franchise. Basta acessar o site de cada evento e conferir sua programação. Alguns deles têm taxa de inscrição, mas outros são gratuitos (como é o caso da Franchise B2B, por exemplo).

Por que participar de uma feira de franquias?

Comparecer a uma feira de franquias é uma oportunidade interessante para quem quer abrir um negócio. Primeiro por causa das marcas expositoras.

Esse tipo de evento costuma ter inúmeras empresas participando. Isso significa que a variedade de franquias para conhecer é bem grande e, como elas estão todas no mesmo espaço, fica mais simples descobrir os negócios e compará-los.

Assim, a feira vai permitir que você conheça melhor uma marca na qual já tem interesse. Você também vai poder avaliar empresas que não tinha considerado antes, mas que podem ser uma boa alternativa.

Geralmente, as franqueadoras também oferecem condições especiais para abertura da franquia por quem participa de eventos deste tipo. Por isso, você pode sair de lá com desconto na taxa de franquia, isenção de royalties etc.

Mas de qualquer forma, apenas a oportunidade de conversar cara a cara com um consultor da marca vai dar a você mais segurança no negócio.

Outra coisa que chama a atenção nas feiras de franquia pelo Brasil são as palestras que fazem parte da programação.

Nelas, especialistas falam sobre empreendedorismo e franchising. Por isso, as exposições são momentos interessantes para aprender mais e se preparar melhor para abrir uma unidade de franquia. Vale a pena conferir a programação do evento antes de se inscrever.

Ainda vale falar da oportunidade de networking que as feiras de franquias proporcionam. Ter contatos no ramo em que você vai atuar pode ajudar a desenvolver o negócio e trocar experiências valiosas dali para a frente.

Quando não participar de uma feira de franquias?

Apesar dos seus atrativos, existem momentos em que participar de uma feira de franquias não será tão proveitoso quanto poderia. Abaixo, falamos dessas situações, para você saber se um evento deste tipo é vantajoso para você.

Você tem certeza absoluta sobre seu negócio

Se você já sabe exatamente a franquia que vai abrir e não tem qualquer chance de mudar de ideia, uma feira de franquias será uma perda de tempo.

Eventos desse tipo são importantes para quem ainda tem dúvidas e quer se sentir mais seguro. E também para quem ainda está no período de consideração.

Fora isso, não vai fazer tanta diferença conhecer novas marcas. A menos que você resolva aproveitar a feira de franquias apenas pelo networking e palestras.

Você não quer saber mais sobre franquia

Você já sabe tudo o que precisa sobre franquias? Sabe tudo que pode sobre empreendedorismo, e acha que não tem nada mais para aprender?

Se forem esses os casos, elimine a ideia de participar de uma feira de franchising. As palestras deverão ser pouco úteis para você, e não faria sentido participar.

Franquia não é o que você quer

Na hora de abrir uma franquia, é importante que você tenha interesse neste modelo de negócio.

Lembre-se que uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Ou seja, você vai trabalhar com uma marca que já está no mercado, e vai reproduzir tudo o que ela faz. Será preciso seguir os padrões e as orientações da franqueadora sem variações.

Para quem prefere abrir um negócio do zero, essas exigências não se encaixam. Se você prefere criar uma marca nova e oferecer produtos e serviços do seu jeito, uma franquia não é a opção para você.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa sobre uma feira de franquias! Na hora de se inscrever para um evento assim, confira seus objetivos e a programação dele. Assim, você terá a certeza de aproveitar ao máximo tudo que o encontro tem para oferecer.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!