Concurso: Escola de Sargento das Armas abre hoje (7) inscrições para mais de mil vagas

Já estão abertas as inscrições para o concurso da ESA 2023. A seleção oferece 1.100 vagas nas áreas de saúde, música e geral; a seleção conta com aplicação de provas presenciais.

Concurso: Escola de Sargento das Armas abre hoje (7) inscrições para mais de mil vagas
Concurso: Escola de Sargento das Armas abre hoje (7) inscrições para mais de mil vagas (Imagem: FDR)

O Exército Brasileiro abriu hoje, 7, as inscrições para a seleção de ingresso na Escola de Sargentos das Armas (ESA).

Além da carreira militar, sonho de muitos brasileiros, os ganhos mensais também são bastante atrativos, com iniciais de R$ 3.825,00.

A seleção recebe a inscrição de candidatos do sexo masculino, feminino e conta com sistema de reserva de vagas.

Concurso ESA 2023

Para participar do concurso os candidatos precisam ter nível médio concluído, entre 17 e 25 anos (para a área de música a idade máxima é 26 anos).

Além disso, o candidato deve ter 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino, entre outros requisitos.

Confira abaixo como está a distribuição das oportunidades.

Curso de Formação na área geral:

Para essa área são 1.005 vagas que contemplam as seguintes especialidades:
Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico – Manutenção de Viatura, Material Bélico – Manutenção de Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação – Manutenção.

Alunos Músicos:

Área que oferece 40 vagas para os seguintes instrumentos: Clarineta em MIB/Clarineta em SIB (6), Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB (1), Saxofone em MIB/Saxofone em SIB (3), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (3), Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) (10), Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB (12) e Tuba em MIB/Tuba em SIB (5).

Curso de Formação de Sargentos da Saúde:

São 55 vagas no curso de Técnico em Enfermagem.
Todos os candidatos passarão pelas etapas de Exame Intelectual (EI); Prova discursiva; Inspeção de Saúde (IS); Exame de Aptidão Física (EAF) e Exame de Habilitação Musical (EHM).

Inscrições concurso ESA 2023

As inscrições podem ser feitas de hoje, 7, até 5 de abril de 2022, pela internet, por meio do Site da ESA. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 95,00.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.