Microsoft, Mercado Bitcoin e outras empresas vão moldar o Real Digital; saiba mais

O Lift Challenge Real Digital é uma iniciativa que o Banco Central busca estudar a criação de uma moeda nacional digital. Os nove projetos para acompanharem os  enviados por empresas de oito países. 

Dentre elas estão o Mercado Bitcoin, o Santander, Itaú, Visa, Microsoft e a Aave, protocolo que proporciona empréstimos via sistemas de DeFi (Finanças Descentralizadas). 

De acordo com um comunicado enviado para a imprensa, os projetos de aplicações para o Real Digital foram os mais variados, cobrindo o universo proposto na chamada dos trabalhos, com aplicações de entrega contra pagamento (DvP), pagamento contra pagamento (PvP), internet das coisas (IoT), finanças descentralizadas (DeFi) e soluções de pagamentos quando ambos pagador e recebedor se encontram sem acesso à internet (dual offline). 

Ao todo foram 47 projetos enviados, dos quais 11 foram pré-selecionados e 9 escolhidos.

Quais as propostas foram selecionadas?

Aave

Reúne recursos de vários poupadores (formando um pool de liquidez) com foco em oferecer empréstimo e garantir a aderência dessas operações às normas do sistema financeiro, empregando ferramentas de DeFi;

Banco Santander Brasil 

Trata de DvP e da conversão para o formato digital (tokenização) do direito de propriedade de veículos e imóveis;

Febraban

Trata de DvP de ativos financeiros.

Giesecke + Devrient 

Trata de pagamentos dual offline.

Itaú Unibanco

Trata de pagamentos internacionais, empregando método de PvP em uma aplicação com a Colômbia;

Mercado Bitcoin 

Trata de DvP de ativos digitais, com foco em criptoativos.

Tecban 

Apresenta solução de logística para e-commerce baseada em técnicas de IoT;

VERT (associada à Digital Assets e à Oliver Wyman)

Trata-se de financiamento rural baseado em um ativo tokenizado programável com valor atrelado ao do Real (stablecoin do Real);

Visa do Brasil (associada à Consensy e à Microsoft)

Trata de financiamento de pequenas e médias empresas com base em uma solução de DeFi.

Moeda digital

De acordo com o Banco Central esse portifólio de propostas se alinha às diretrizes do Real Digital.

“Ele permitirá que os participantes do Lift Challenge Real Digital e o Banco Central se deparem com as principais questões relevantes à implantação do Real Digital para debatê-las de forma a aprofundar em sua compreensão, amadurecer modelos de negócio baseados nessa tecnologia e, assim, dar continuidade ao processo de criação de uma moeda digital que possa agregar funcionalidades a nossos sistemas de pagamento e liquidação gerando benefícios para toda a sociedade”, afirmou o BC.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.