Nova função do LinkedIn permite explicar pausas na carreira

Novo recurso criado pelo LinkedIn ajuda os usuários a explicar melhor os rumos da carreira profissional. Plataforma segue sendo uma importante ferramenta para quem está em busca de uma oportunidade de emprego.

Nova função do LinkedIn permite explicar pausas na carreira
Nova função do LinkedIn permite explicar pausas na carreira (Imagem: FDR)

Muitos trabalhadores ficaram algum tempo longe do mercado de trabalho e se preocupam de que forma isso pode atrapalhar a busca por uma nova colocação profissional.

A nova ferramenta do LinkedIn vem sanar esse problema e trazer mais “tranquilidade” para empregado e empregador.

Nova função no LinkedIn

Com a novidade, os usuários da plataforma poderão inserir as “career breaks” (ou “pausas na carreira”, em tradução livre) na seção de experiência do perfil.

Eles também terão a oportunidade de explicar o motivo dessa pausa e o que você fez durante ela.

Esse recurso deve ajudar os trabalhadores que foram demitidos em massa, por exemplo.

Na divulgação dele, o LinkedIn usou uma imagem ilustrativa de uma pessoa que precisou se afastar do trabalho para cuidar da saúde e do bem-estar.

Na descrição esse usuário teve a oportunidade de falar sobre o que realizou durante o tempo em que ficou fora do mercado de trabalho.

Nossa meta é dar espaço para as pessoas compartilharem mais informações e contexto sobre como essas experiências as ajudaram a desenvolver habilidades úteis na vida e no trabalho”, diz Camilla Han-He, gerente de produto sênior no LinkedIn, à Cnet.

Esse recurso pode ser importante para o empregador entender melhor a carreira profissional do seu possível novo funcionário.

Os profissionais poderão escolher entre 13 opções, que incluem luto, transição de carreira e aposentadoria. Lay-off (espécie de suspensão temporária do contrato de trabalho), trabalho voluntário, desenvolvimento profissional, recolocação, ano sabático, viagens e “pais em tempo integral” são as outras opções.

Também pode ser importante para motivar aqueles profissionais que estão desejando o ano sabático e têm medo da recolocação profissional após ele.

Vale lembrar que no caso dessas pautas feitas por escolha do funcionário, ele deve analisar bem diversos pontos antes de fazer essa escolha.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.