É possível trabalhar e ter uma franquia em paralelo?

O modelo de franquia tem se espalhado pelo Brasil como uma alternativa para quem deseja o próprio negócio. Mas, esse modelo requer dedicação exclusiva ou você pode trabalhar em ser franqueado?

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, durante a pandemia houve um aumento em 10% do número de empreendedores no país.

E o modelo de franquia é responsável por uma grande fatia disso.

No Brasil o sonho de ter um negócio é compartilhado entre pessoas que estão realizadas em seus trabalhos e aqueles que estão insatisfeitos e querem uma mudança de vida.

Trabalhar e ter franquia é possível?

De acordo com especialistas, sim, é possível exercer essas duas atividades; inclusive, essa é uma alternativa para quem deseja deixar o atual trabalho e investir apenas na franquia, no entanto, é importante ter um tempo para essa transição.

Não é recomendado que deixe o emprego de imediato, a menos que a franquia seja um negócio que ele já conhece bem e tem certeza dos resultados possíveis”, comenta o especialista e consultor Paulo Ancona Lopez, sócio da Ancona Consultoria Estratégia Gestão e Expansão de Negócios.

Por outro lado, antes de assumir essa dupla responsabilidade, o futuro franqueado precisa analisar alguns pontos e responder a perguntas importantes.

Por exemplo, é necessário avaliar o tempo disponível para se dedicar a franquia, o quanto de energia será desempenhada para isso; também é bom avaliar os objetivos a médio e longo prazo, como a compra de outras unidades.

Hugo Ricardo é um exemplo que deu certo. O policial militar é graduado em direito e iniciou empreendendo como franqueado da Fábrica de Bolo Vó Alzira, abriu outra unidade emigrou para a YES!Idiomas.

Conheci o franchising frequentando feiras de franquias em busca de complementação de renda familiar.

A opção pela franquia veio da constatação de que eu teria um negócio com uma marca já consolidada, onde a operação está pensada, montada, e com investimento em marketing e divulgação”, conta ele.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.