Ataque hacker? Sistema do Itaú fica fora do ar e dinheiro ‘desaparece’

Nesta quinta-feira (3), clientes relataram que o sistema do Itaú ficou fora do ar. Durante o dia, o aplicativo do banco e demais serviços apresentaram problemas. De acordo com o Itaú, os erros não foram decorrentes de um ataque hacker. Pela noite, o banco informou que os serviços foram restabelecidos.

Diversos clientes do Itaú reclamaram de saques não identificados. Houve correntistas que indicaram a entrada de dinheiro não especificado. Ainda foram relatados casos de pagamentos realizados que retornaram às contas dos usuários.

Ao acessar o aplicativo do Itaú, houve clientes que encontraram a seguinte mensagem: “Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”.

Por conta dos problemas no sistema do banco, nesta quinta, o Itaú esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter.

De acordo com o site DownDetector, que indica os registros de queixas — incluindo dados sobre indisponibilidade de serviços de internet —, aponta que o pico de reclamações sobre o banco ocorreu aproximadamente às 12h desta quinta.

No total, o Itaú conta com mais de 56 milhões de correntistas, de acordo com o relatório mais recente da instituição, de 2020.

Em meio a esse dia conturbado, na bolsa de valores, as ações ordinárias do Itaú (ITUB3) apresentaram estabilidade nesta quinta — em relação ao dia anterior —, a R$ 21,44%. Já as ações preferenciais do banco (ITUB4) tiveram leve alta de 0,07%, a R$ 25,05.

Comunicados após sistema do Itaú ficar fora do ar

Em comunicado no início do dia, o Itau informou que tinha atuado para corrigir a intermitência que impacta seus sistemas. O banco alegou que o problema vinha afetando a demonstração do extrato e do saldo de conta corrente para parcela dos clientes.

A instituição disse estar investigando a origem do problema. Apesar disso, o Itaú ressaltou “que não tem relação com evento externo”. O banco não indicou quantos clientes foram impactados pelo problema — e se houve falha de acesso no sistema da agência bancária e em caixas eletrônicos.

Pela noite, o Itaú comunicou que seus canais estavam sendo liberados “gradativamente”. A instituição alegou que os extratos e saldos das contas correntes estavam atualizados os valores “integralmente recompostos”.

De qualquer modo, após esse comunicado, ainda houve clientes que reclamaram de instabilidade nos sistemas do Itaú.

Segue novo informe do Itaú, feito hoje (4) às 16hs:

O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. O acesso via canais digitais também foi normalizado. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno.

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Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.