Proprietários de veículos de São Paulo poderão pagar a segunda parcela do IPVA neste mês. Para proprietários de caminhões, no entanto, será a primeira parcela do imposto em 2022. São cinco parcelas no total, e não três, como era até o ano passado.
Todos os pagamentos parcelados, este ano, terão 5% de desconto no IPVA, exceto para veículos novos. Para esse grupo, é possível conseguir um desconto de 3% se o imposto for pago até 5 dias depois da aquisição do veículo.
O maior desconto, de 9%, foi concedido apenas para quem pagou a cota única até 21 de janeiro. Ainda foi possível pagar a cota única em fevereiro, no mesmo dia de vencimento da primeira parcela, mas com apenas 5% de desconto.
O pagamento é feito de acordo com o número final da placa. A partir de abril, as datas para caminhões e caminhões-tratores serão diferentes das datas para os demais veículos (veja o calendário completo abaixo).
Calendário IPVA São Paulo março/2022
- Final 1: 10 de março
- Final 2: 11 de março
- Final 3: 14 de março
- Final 4: 15 de março
- Final 5: 16 de março
- Final 6: 17 de março
- Final 7: 18 de março
- Final 8: 21 de março
- Final 9: 22 de março
- Final 0: 23 de março
Calendário completo IPVA São Paulo 2022
Como pagar o IPVA
Para consultar o IPVA 2022, o proprietário deve acessar o site da Secretária de Fazenda ou os canais eletrônicos de bancos conveniados. Basta informar o Renavam do veículo. Outra novidade neste ano é que o valor do imposto também pode ser consultado pelo app Poupatempo. Deve-se clicar em “Serviços” > “Veículos” > “IPVA”.
O pagamento pode ser feito em casas lotéricas ou em caixas eletrônicos, apps e internet banking dos seguintes bancos:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa
- Itaú
- Safra
- Santander
É possível parcelar ou pagar à vista no cartão de crédito. Este ano, haverá isenção para alguns tipos de veículos, como táxis, ônibus e micro-ônibus. Depois de muita polêmica, será concedida isenção para portadores de deficiência e de transtornos do espectro autista.
As alíquotas continuam as mesmas, mas o valor do imposto deve aumentar, devido à inflação no mercado automotivo. Em São Paulo, houve elevação média de 22,54% no valor venal dos veículos, que é usado para calcular o IPVA.