Studios são cada vez mais comuns em grandes cidades e atraem investidores

Ultimamente, não há mais apartamentos com centenas de metros quadrados nas grandes cidades brasileiras. Atualmente, o que está dominando a paisagem e o setor imobiliário são os studios, imóveis entre 30 e 40 m² que se adequam ao ritmo cosmopolita das metrópoles priorizando mais a boa localização e o acesso a serviços do que o tamanho da acomodação. 

Em São Paulo, 7 em cada 10 apartamentos construídos em 2021 têm no máximo 45 m², de acordo com o Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP). A tendência não é por acaso, nas cidades grandes, mais vale um apartamento bem localizado e com boa estrutura do que um mega apartamento longe dos grandes centros. 

Preço dos studios

Por conta dos preços mais acessíveis, os preços partem de R$ 150 mil, os studios se tornaram boas alternativas tanto para quem quer morar bem localizado quanto para quem quer investir no setor imobiliário sem desembolsar quantias absurdas. 

Os pequenos imóveis são investimentos pequenos e assertivos que podem render uma boa grana extra na conta corrente, através do aluguel.

Porém, para escolher bem o studio deve ser considerado o acesso a transporte público, centros comerciais, faculdades e etc. Como o diferencial desses apartamentos é a localização e não o tamanho, o endereço vale mais que a metragem quadrada.   

Uma outra vantagem é a facilidade de aluguel deste tipo de propriedade, ou seja, os riscos são baixos de você adquirir um studio e ficar com ele parado, sem inquilinos, durante muito tempo. Isto porque a demanda por esses imóveis é alta e eles atendem uma ampla diversidade de pessoas, como estudantes, casais e executivos que querem morar perto do trabalho. 

A vantagem é boa pois os custos de manutenção é baixo, que costuma preocupar quem quer ter imóveis como investimento. Por serem espaços pequenos, é mais fácil e barato reformar e mobiliar este tipo de imóvel e depois colocar para alugar ou vender por um preço mais elevado. 

Nesses imóveis, os cômodos  integrados e um bom projeto arquitetônico pode ser “coringa” para atender as necessidades de cada morador.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!