Calendário do INSS: com o Carnaval, como ficam os pagamentos do benefício?

Com o feriado do Carnaval nesta terça-feira, 29, seguido da Quarta-feira de Cinzas, no dia 2 de março, o calendário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma breve pausa nos pagamentos. O último depósito foi efetuado na última sexta-feira, 25, e agora retorna somente na próxima quinta-feira, 3 de março.

Calendário do INSS: com o Carnaval, como ficam os pagamentos do benefício?
Calendário do INSS: com o Carnaval, como ficam os pagamentos do benefício?
(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

É importante que os segurados fiquem atentos, pois não é apenas o calendário de pagamentos do INSS que será alterado, as próprias agências da Previdência Social também terão o funcionamento paralisado. Nesta segunda-feira, 28, e terça-feira, 1º, as portas do instituto estarão fechadas para o atendimento ao público.

Desta forma, os atendimentos marcados para as datas mencionadas serão remarcados para a quarta-feira, 2. Contudo, as atividades retornarão somente das 14h em diante. A autarquia ainda informou que aceitará remarcações pela Central de Atendimento 135. O canal fica disponível para atendimento ao público de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h.

Vale mencionar que também existe a alternativa do site e aplicativo Meu INSS, canal por onde é possível realizar agendamentos, consultas e qualquer outro procedimento relacionado ao INSS. É importante lembrar que o calendário de pagamentos do INSS teve início no dia 21 de fevereiro, contemplando aposentados, pensionistas e beneficiários de recursos assistenciais.

O cronograma de pagamentos do INSS segue a ordem do dígito final do número do beneficiário. Este dado é fornecido pela autarquia no momento em que o segurado tem o pedido do benefício aprovado e o primeiro pagamento liberado em conta corrente. Destacando que deve-se considerar o número final, mas sem o verificador, aquele depois do traço.

Segundo informações do instituto, um total de 36 milhões de segurados por todo o país receberão alguma quantia do INSS, número que abrange todos os tipos de benefícios concedidos pela autarquia. No entanto, cada um recebe uma quantia distinta de acordo com cada caso, podendo receber desde um salário mínimo, R$ 1.212, até o teto da Previdência Social, que este ano é R$ 7.087,22.

Vale lembrar que o INSS organiza os pagamentos através de dois modelos de calendários. Um atende os segurados que recebem até um salário mínimo, o outro contempla aposentados, pensionistas e beneficiários amparados por quantias entre o piso nacional e o teto da autarquia. Veja o cronograma de pagamentos a seguir!

Calendário do INSS para quem recebe um salário mínimo

  • Final 1 – 21 de fevereiro;
  • Final 2 – 22 de fevereiro;
  • Final 3 – 23 de fevereiro;
  • Final 4 – 24 de fevereiro;
  • Final 5 – 25 de fevereiro;
  • Final 6 – 03 de março;
  • Final 7 – 04 de março;
  • Final 8 – 07 de março;
  • Final 9 – 08 de março;
  • Final 0 – 08 de março.

Calendário do INSS para quem recebe acima do salário mínimo

  • Final 1 e 6 – 03 de março;
  • Final 2 e 7 – 04 de março;
  • Final 3 e 8 – 07 de março;
  • Final 4 e 9 – 08 de março;
  • Final 5 e 0 – 09 de março.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.