ProUni 2022: como se inscrever na fila de espera ou vagas remanescentes?

Estudantes têm até hoje, 25, para se inscrever no ProUni 2022, o resultado deve ser divulgado já na próxima semana. Mas, os estudantes terão que aguardar um pouco para participarem da lista de espera; saiba mais.

ProUni 2022: como se inscrever na fila de espera ou vagas remanescentes?
ProUni 2022: como se inscrever na fila de espera ou vagas remanescentes? (Imagem: FDR)

Com o Programa Universidade Para Todos é possível conquistar uma vaga em um curso de graduação, em instituição particular.

E o melhor, com bolsa de estudos, que pode ser até mesmo integral, ou seja, você estuda sem pagar nada.

O encerramento das inscrições vai acontecer hoje as 23h59 e no próximo dia 2 de março os estudantes já terão acesso ao resultado da seleção.

Após isso, em 21 de março deve ser divulgada a segunda convocação desaprovados.

É depois de todas as duas convocações que a lista de espera é disponibilizada para os estudantes.

Lista de espera ProUni 2022

Geralmente a lista de espera do programa é aberta após a realização das chamadas regulares previstas; nessa seleção ela vai estar disponível para inscrições entre os dias 4 a 5 de abril.

Nesses dias os estudantes devem entrar no site Acesso Único MEC e manifestar o interesse em participar da lista.

Essa lista é única e independe se o candidato optou por políticas afirmativas ou não.

Para isso ele não pode ter sido selecionado nas chamadas regulares ou ter sido selecionado, mas não ter havido formação de turma.

A lista de espera é a etapa final para se candidatar a uma vaga no Programa Universidade Para Todos.

Ela contempla as vagas não preenchidas na primeira e segunda chamadas do processo seletivo.

Os estudantes precisam ficar atentos a dois pontos, as chamadas, após a 2ª convocação, são feitas pelas instituições de ensino e a matrícula também é responsabilidade de cada instituição.

Depois das diversas convicções ainda é possível que o MEC abra inscrições para as vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas durante as chamadas do programa; quando o Ministério da Educação realiza esse tipo de seleção elas geralmente acontecem no final do ano.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.