Primeiro ministro do Reino Unido vai excluir bancos russos do Sistema Financeiro Nacional

Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, afirmou que os bancos russos serão excluídos do sistema financeiro do Reino Unido como uma parte de novas punições contra a Rússia, após Moscou ter lançado uma invasão total da Ucrânia, por mar, ar e terra, ontem, 24.

“Esses poderes nos permitirão excluir totalmente os bancos russos do sistema financeiro britânico, que é de longe o maior da Europa, impedindo-os de acessar a libra esterlina e de fazer pagamentos através do Reino Unido”, afirmou Boris Johnson ao Parlamento, complementando que os Estados Unidos estavam tomando medidas parecidas.

“Estes poderes também nos permitirão proibir as empresas estatais e privadas russas de levantar fundos no Reino Unido, proibindo a negociação de seus títulos e a concessão de empréstimos a eles. Limitaremos a quantia de dinheiro que os cidadãos russos poderão depositar em suas contas bancárias no Reino Unido”, disse.

Entenda

Na madrugada de ontem, Vladmir Putin, presidente da Rússia, anunciou que o país deu início da ofensiva militar na região de Donbass, no leste da Ucrânia. Desta forma, a guerra que até pouco tempo atrás era apenas uma possibilidade, começou.

Putin vinha avisando que “quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes vistas na história!”.

O ministro deseja que o planeta acredite que a Ucrânia é a culpada pela ação, afirmando que o país é responsável pela sua posição de invadir o território dizendo ainda que “a verdade está do nosso lado; os objetivos serão atingidos”.

Os EUA, por sua vez, comunicaram 5 novas medidas contra bancos e elites russos. Em seu primeiro pronunciamento para falar sobre a invasão da Ucrânia, Joe Biden afirmou que haverá bloqueios aos ativos de quatro instituições financeiras russas, que juntas, mantém cerca de US$ 1 trilhão em ativos.

“Estamos bloqueando mais quatro grandes bancos. Isso significa que todos os ativos que eles têm nos EUA serão congelados. Putin é o agressor, ele escolheu a guerra e agora seu país vai pagar as consequências. Será muito caro economicamente, estrategicamente e se tornará um pária internacional”, disse Biden.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.