Os investidores sentem um leve choque de mercado – conflito Rússia-Ucrânia como razão principal

A ameaça russa tem vindo a intensificar-se e o mercado sofreu um ligeiro choque com a notícia.

Recentemente, a ameaça russa de invadir a Ucrânia vinha ganhando força ao ponto de vários países pedirem aos seus cidadãos para abandonarem o território ucraniano.

Reprodução: Google

Nesta perspectiva, conclui-se que uma guerra entre os dois países poderá ter consequências não apenas nos mercados, mas sim no mundo em geral. Neste momento, o enfrentamento entre Rússia e Ucrânia a uma sensação de insegurança para a maior parte dos países, criando instabilidade econômica e política na generalidade.

De forma a tentarem se salvaguardar de toda a instabilidade em volta do mercado, os investidores têm vindo a apostar na estratégia de price action de forma a evitar riscos maiores e obterem maior retorno nos seus investimentos.

Entender o comportamento dos investidores

Como dito, os investidores procuram reduzir o risco e aumentar a probabilidade de sucesso das suas transações. Assim, procuram estratégias eficazes e com o menor risco possível antes de tomar decisões acerca dos seus investimentos.

Atualmente, a estratégia de price action tem sido cada vez mais frequente pois consiste em uma série de indicadores que permite que os investidores acompanhem os movimentos de cada um e acabem por criar uma certa tendência nos mercados, levando a que haja fluxos cada vez maiores e de mais investidores em determinados ativos.

Analistas e especialistas apontam várias fragilidades nesta estratégia, nomeadamente o fato de se criar falsas tendências ou gerarem valorizações irrealistas como aconteceu no caso da Gamestop.

A guerra e o mercado

A guerra entre Russia e Ucrânia já é uma realidade e terá uma implicação drástica no mercado global.

Visto que a Rússia é o principal fornecedor de energia fóssil da Europa (como o gás natural, por exemplo) o conflito entre os países e eventuais sanções levariam a uma valorização enorme destes ativos.

Inclusive, analistas apontam que com esse cenário, o barril de petróleo poderá chegar a ser comercializado a mais de 100$. Por sua vez, esta matéria-prima é essencial para quase todas as indústrias e levaria a um choque de mercado bastante semelhante ao que se viu no passado.

O contexto atual

A maior parte dos países europeus, e outros incluindo os Estados Unidos da América, já vinham solicitando que os seus cidadãos abandonassem o território Ucraniano o quanto antes – o que elevou ainda mais a expectativa de uma guerra e a tensão entre os dois governos. Durante as últimas semanas, a Rússia insistia em negar ter planos de atacar o país vizinho e alegou que as ações são apenas um reflexo da agressão causada por países que compõem a OTAN.

Mas depois de vários dias de nervosismo na fronteira entre os países, uma eventual resolução diplomática acabou não acontecendo e a Rússia começou o ataque à Ucrânia, a qual já começou a revidar, com ocorrência de mortes em ambos os lados.

A esperança é que o G7 e os aliados continuem em negociações de uma resolução diplomática de um problema que parece não ser de ninguém mas que acaba por ser de todos.

Conclusão

Infelizmente, não encontrou-se uma decisão sensata e diplomática e a Rússia decidiu avançar com a guerra o que trará implicações diretas na economia mundial. A tensão entre a Rússia e a Ucrânia acabou por eclodir, apesar dos esforços de governos estrangeiros e a guerra entre estes os dois países iniciou-se.

A melhor forma que os investidores têm de proteger eseus investimentos é através da aplicação de uma estratégia de price action. Esta estratégia leva a que haja movimentos em massa em direção a determinado ativo, criando uma tendência e a consequente valorização.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!