Inscrições no Programa Bolsa Permanência vão até a próxima segunda (28)

Estudantes indígenas e quilombolas têm até a próxima segunda-feira, 28, para se inscreverem no Programa Bolsa Permanência. Iniciativa é voltada a ajudar esses universitários nos custos de vida durante sua formação.

Inscrições no Programa Bolsa Permanência vão até a próxima segunda (28)Inscrições no Programa Bolsa Permanência vão até a próxima segunda (28)
Inscrições no Programa Bolsa Permanência vão até a próxima segunda (28) (Imagem: FDR)

O Governo Federal recebe até a próxima semana as inscrições no Programa Bolsa Permanência.

Ele atende a estudantes indígenas e quilombolas que fazem graduações presenciais em universidades e institutos federais do Brasil.

Programa Bolsa Permanência

O programa foi criado em 2013 e tem o objetivo de:

 minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das instituições federais de ensino superior”.

Ou seja, tem o foco em possibilitar que os estudantes em situação de vulnerabilidade social possam concluir seus cursos de nível superior.

O programa concede bolsas no valor de R$ 900, que é pago mensalmente com verbas com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); esse pagamento deve ser utilizado pelo estudante para o custeio das suas despesas durante toda a sua formação.

A documentação mínima para comprovação da condição de estudante indígena e quilombola é:

  1. Auto declaração do candidato;
  2. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;
  3. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena;
  4. Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

Vale lembrar que todas as informações serão analisadas pelas próprias instituições de ensino até 31 de março, quando os dados serão entregues aos órgãos competentes e os estudantes contemplados serão informados.

Para se inscrever no programa é necessário acessar página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

Maiores informações podem ser obtidas no site ou diretamente na instituição de ensino em que você está matriculado.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.