Imposto de Renda 2022: saiba como conseguir informes de rendimentos nas principais corretoras

Pontos-chave
  • As corretoras devem disponibilizar o informe de rendimentos para quem recebeu renda;
  • O documento deve ser oferecido até o último dia útil de fevereiro;
  • A forma de obter o informe varia conforme a corretora.

Por meio do informe de rendimentos, o investidor poderá declarar a Imposto de Renda 2022. Este documento funciona como uma prova junto à Receita Federal dos ganhos da pessoa durante o ano passado. Entenda como conseguir informes de rendimentos nas principais corretoras.

Imposto de Renda 2022: saiba como conseguir informes de rendimentos nas principais corretoras
Imposto de Renda 2022: saiba como conseguir informes de rendimentos nas principais corretoras (Imagem: Montagem/FDR)

O informe de rendimentos é um comprovante de todos os rendimentos recebidos por alguém, ao longo de um ano. Este documento resume os ganhos obtidos no ano anterior.

Neste documento, estão presentes as quantias recebidas no período. Geralmente, os números são disponibilizados de forma acumulada — também contando com os descontos de taxas e impostos.

As corretoras são obrigadas a enviar os informes de rendimentos para os investidores que receberam alguma renda por meio dessa instituição.

De acordo com o Ministério da Economia, as instituições têm até o último dia útil de fevereiro para enviar o informe por e-mail, correio — ou disponibilizar para que seja acessado. Caso seja impresso, o envio não pode ter custo para o recebedor.

Como conseguir informe de rendimentos na XP

Para quem possui conta na XP e precisa declarar Imposto de Renda, será preciso ter em mãos o informe de rendimentos da corretora. Este documento está disponível no site da XP.

Para acessar o documento, clique em “acesse sua conta” e insira a senha. Após abrir o portal, clique em “Minha Conta” e entre em “imposto de Renda” no item “Documentos”.

Selecione o ano-base desejado e, logo após, “exibir”. Será possível imprimir o informe ou realizar o download no computador.

Como conseguir informe de rendimentos na Rico

O investidor pode obter o informe de rendimento no site da Rico. Na área logada do site, basta acessar a área do “Imposto de Renda” — no menu à esquerda. Nesta seção, estará disponível o item “Informe de Rendimentos”.

Como conseguir informe de rendimentos na Clear

Por meio do internet banking, acessa a conta da Clear. Acesse a opção “Minha Conta” e selecione “Impostos”. Após isso, selecione o item de “Impostos 2021”. Nesta área, será possível encontrar documentos relativos à questão.

Como conseguir informe de rendimentos na NuInvest

Para quem é cliente apenas da NuInvest, pode acessar o informe de rendimentos pelo aplicativo ou site da corretora.

Para acessar o informe de rendimentos no aplicativo da NuInvest, abra o aplicativo da corretora. Após isso, selecione a opção “Mais” e depois entre em “Extrato e relatórios”. Acesse “informe de rendimentos” e insira o ano-base e clique em “Gerar”.

Neste caso, o informe de rendimentos será enviado para o e-mail cadastrado na NuInvest.

Caso prefira, também é possível baixar o informe da NuInvest pela plataforma web da corretora. Nessa hipótese, acesse o site da NuInvest e realize o login. Acesse a opção “Mais” e depois “Relatórios”. Entre em “Informe de Rendimentos”, insira o ano base e clique em “Baixar”.

O informe de rendimentos, por meio dessa opção, será realizado no formato PDF.

para quem é cliente tanto no Nubank quanto na NuInvest, será possível solicitar o envio dos dois informes diretamente pelo aplicativo do Nubank. Vale ressaltar que o cliente precisa estar com o app atualizado com as versões mínimas exigidas pelo banco digital.

O informe de rendimentos auxilia o investidor a declarar o Imposto de Renda
O informe de rendimentos auxilia o investidor a declarar o Imposto de Renda (Imagem: Montagem/FDR)

Como conseguir informe de rendimentos na Órama

Para consultar o informe de rendimentos, realize o login na plataforma da Órama, e entre na opção “Seus Investimentos” no menu do lado esquerdo. Nesse menu, clique na opção “Posição Consolidada”. Isso abrirá um resumo com a posição consolidada em todos os investimentos da pessoa.

Do lado direito, na parte superior da tela, o cidadão tem uma opção com o “Informe de Rendimentos”.

Como conseguir informe de rendimentos na BTG Pactual Digital

A solicitação do informe de rendimentos no BTG Pactual digital pode ocorrer pelo site ou pelo aplicativo. Para isso, basta acessar a conta e clicar na alternativa referente ao extrato.

Como conseguir informe de rendimentos na Toro Investimentos

Para baixar o informe de rendimentos, acesse a plataforma web da Toro Investimentos clique em “Entrar” e acesse a conta. Na página principal, acesse o menu ao lado do seu nome. Após isso, selecione a opção “Minha Conta”, e, em seguida, em “Imposto de Renda”.

Em seguida, selecione o ano-base. Por fim, basta baixar o informe de rendimentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.