SiSU 2022: Não passou na chamada regular? Veja como se inscrever na lista de espera

A lista de espera do SiSU 2022 pode ser a sua chance de conquistar uma vaga em uma instituição pública usando o programa. As inscrições já estão abertas; entenda melhor como ela funciona.

SiSU 2022: Não passou na chamada regular? Veja como se inscrever na lista de espera
SiSU 2022: Não passou na chamada regular? Veja como se inscrever na lista de espera (Imagem: FDR)

Com a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada, os estudantes que não foram contemplados com vagas podem manifestar interesse em participar da lista de espera.

Ela funciona da seguinte forma:

Quando um estudante é aprovado e não realiza a sua matrícula a sua vaga fica disponível e para fazer a ocupação dela as instituições recorrem a lista de espera.

Por isso que o ideal é que os inscritos nela fiquem atentos as convocações feitas pelas instituições, mesmo após o início do semestre letivo.

Como se inscrever na lista de espera do SiSU 2022?

O procedimento para manifestar interesse em participar dessa lista é bem simples, basta acessar o Portal Oficial do Programa e clicar na opção “participar da lista de espera”.

Em seguida, escolha apenas um entre os dois cursos para a opção de Lista de Espera, pronto, você já está inscrito.

É importante lembrar que essa é a única forma de ser convocado nas demais chamadas feitas pelas instituições.

Ou seja, se você se inscreveu no programa e não manifestar o interesse em participar da lista não terá chance de ser convocado.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março, a convocação por meio dela ocorrerá a partir no dia 10 de março.

Caso você seja aprovado, terá que fazer a sua matrícula diretamente na instituição, para isso vai precisar dos seguintes documentos:

  • Foto 3×4;
  • Documento de identidade original com foto;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de residência;
  • Histórico Escolar;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Título de eleitor (para maiores de 18 anos);
  • Certidão de quitação com as obrigações eleitorais, que pode ser emitido pelo site do TSE;
  • Comprovante de quitação com o Serviço Militar (para homens);
  • Declaração de que não ocupa vaga em outra universidade pública (o modelo do documento normalmente é disponibilizado pela instituição).

Além dos documentos exigidos em cada modalidade do sistema de reserva de vagas, quando for o caso.

Outra opção é participar do Programa Universidade Para Todos que já está com inscrições abertas e oferece bolsas de estudos em instituições particulares de nível superior.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.