Pirâmide Financeira: Procon-SP pede investigação da empresa MSK; saiba mais

O Procon-SP remeteu um pedido para que a Polícia Civil do estado realize uma investigação sobre a empresa MSK Operações e Investimentos após suspeita de um esquema de pirâmide financeira que envolve a venda de criptomoedas.

A suspeita acontece pois os clientes afirmaram que a corretora oferecia investimentos em criptomoedas com retorno garantido de juros de até 5% ao mês. Porém, para grande parte deles, a MSK não efetuava  o pagamento desses juros, comunicava o cancelamento do produto financeiro sem uma razão clara dos motivos e não realizava a devolução do dinheiro investido.

Ao comparar, percebemos que a promessa de retorno garantido de 30% de juros em 6 meses que a MSK ofertava, é bem superior a qualquer investimento em renda fixa baseada na Taxa Selic, que está atualmente em 10,5% ao ano.

De acordo com as acusações, a companhia teria conseguido levantar um montante de R$ 700 milhões junto aos investidores e garantia uma “alternativa para quem quer possibilidades de rentabilidade, baixo risco e simplicidade”. 

De acordo com o Procon, o ofício foi remetido para a polícia na sexta, 18, e foi usado como base cerca de 500 denúncias realizadas por consumidores contra a empresa.

O órgão já havia celebrado um acordo em janeiro com a MSK, onde foi determinado que a empresa deveria devolver o valor integral dos investimentos dos consumidores em até 5 parcelas. Segundo este acordo, os valores deveriam começar a ser devolvidos no próximo mês.

Segundo o Procon, a quantidade de reclamações sobre a empresa junto ao órgão cresceu de maneira significativa. Em dezembro de 2021, foram realizadas 39 reclamações, contra 172 registros no mês passado. 

A empresa foi procurada pela Agência Brasil para que pudesse falar sobre o assunto, mas não obteve resposta. A Polícia Civil também foi procurada e disse que o caso está em investigação através de um inquérito policial e que diligências estão em acontecendo  para elucidar os fatos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.