SiSU 2022: universidades do MT oferecem mais de 8,5 mil vagas

Usando a nota do Enem 2021 os estudantes podem concorrer a mais de 8,5 mil vagas em cursos de graduação no Mato Grosso. As oportunidades estão disponíveis no SiSU 2022, que recebe inscrições até amanhã, 18.

SiSU 2022: universidades do MT oferecem mais de 8,5 mil vagas
SiSU 2022: universidades do MT oferecem mais de 8,5 mil vagas (Imagem: FDR)

No Mato Grosso três universidades, duas federais e uma estadual, aceitam inscrições para mais de 8,5 mil vagas em cursos de graduação que estão disponíveis no Sistema de Seleção Unificada.

Para participar da seleção é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, exceto na condição de treineiro, sem ter zerado a redação. Pessoas que já possuem diploma de nível superior podem participar.

Vagas no SiSU 2022 no MT

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – São 4.951 vagas abertas em 93 cursos, em quatro campi no estado; só em Cuiabá, o campus sede tem 3.053 oportunidades de ingresso em mais de 50 cursos.

Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – estão disponíveis 1.151 vagas em 22 graduações presenciais.

Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – oferta de 2.420 vagas em 60 cursos.

Inscrições SiSU 2022

Até a próxima sexta-feira, 18, os estudantes podem se inscrever no programa; que nesse ano apresenta uma novidade, o portal Acesso Único.

Ele foi anunciado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de unificar o SiSU, Prouni e Fies em um mesmo lugar; apresentando diversas informações além de permitir a inscrição nos programas.

Lembrando que a inscrição continua sendo feita com uso da conta gov.com.

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no próximo dia 25 de fevereiro, próxima semana.

E os aprovados terão entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março para realizar a matrícula diretamente na universidade.

Nessa etapa o candidato precisa ficar atento aos procedimentos divulgados pela instituição em que vai estudar, pois, cada uma cria suas próprias regras.

A partir de 28 de fevereiro a 8 de março quem não foi selecionado poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.