IR 2022: como declarar investimentos na Poupança?

Caso o contribuinte não isento tenha quantias aportadas na poupança, é importante declarar no Imposto de Renda. Para evitar problemas com a Receita Federal, o investidor deve enviar o documento corretamente. Entenda como declarar investimentos na poupança, segundo informações do InfoMoney.

IR 2022: como declarar investimentos na Poupança?
IR 2022: como declarar investimentos na Poupança? (Imagem: Montagem/FDR)

Para evitar cair na malha fina, o contribuinte obrigado a enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 deve inserir todos os rendimentos.

Dentre as finalidades, a declaração tem o objetivo de apurar a quantia do IR devido ou a ser restituído. O documento também visa identificar como ocorreu a constituição do patrimônio — e de onde os valores recebidos foram aplicados.

Ao InfoMoney, o consultor tributário do IOB, Valdir Amorim, explica que os rendimentos isentos também justificam o aumento patrimonial do contribuinte.

Desse modo, há a necessidade de declarar os bens, direitos e dívidas que houver em 31 de dezembro de 2021, além dos rendimentos recebidos, tributáveis ou não, ao longo de 2021.

Ao considerar as regras vigentes no ano passado, alguns exemplos de caos de obrigatoriedade da declaração do IR são:

Imposto de Renda 2022: Como baixar programa de declaração anual (DIRF)?

Como declarar investimentos na poupança no IR 2022

1. Primeiramente, indique o saldo:

2. Após isso, indique os rendimentos:

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile