Imposto de Renda 2022: Como obter Informe de Rendimentos na Caixa e Itaú?

Já está preparando sua declaração do Imposto de Renda 2022? O prazo de entrega começa em breve e se preparar com antecedência pode evitar erros. O informe de rendimentos financeiros é um dos documentos que serão solicitados para preencher sua declaração. Se você é cliente do banco Itaú ou Caixa, saiba aqui como emitir.

Itaú

Os clientes do Itaú têm a facilidade de poder emitir o documento pela internet. Este extrato é necessário para que a Receita federal possa confirmar informações sobre quanto foi pago de imposto pelo contribuinte no ano. Ver despesas dedutíveis que foram colocadas na declaração, e por fim verificar se houve alguma sonegação.

  • Como emitir 
  1. Entre no site do Itau.com.br e nos campos “Opções de acesso”, informe o número de sua agência e conta.
  2. Utilize o teclado virtual para colocar sua senha eletrônica de seis dígitos. Este código é exclusivo para o acesso a área do cliente no site. Ela é diferente de sua senha que utiliza em caixas eletrônicos, por exemplo.
  3. Após fazer o login, vá até o menu e encontre a opção Conta Corrente. Em seguida, clique em “Ver mais”.
  4. Chegando na opção “Declaração do Imposto de Renda”, escolha informe de rendimentos financeiros:
  5. O ano de exercício será atualizado de forma automática. Na tabela “Informes disponíveis”, vá até a linha “Rendimentos Financeiros” e clique em “Visualizar”.
  6. Para finalizar, coloque sua senha do cartão e vá em continuar. Com os dados o sistema vai gerar o informe de rendimentos que deve ser incluso no IRPF.

Caixa

A Caixa também disponibiza o informe de rendimentos através da internet de maneira simples e rápida aos seus clientes. Saiba como fazer para obter o seu:

  1. Acesse a conta da Caixa através do aplicativo ou site
  2. Clique em “Minha Conta”
  3. No menu lateral, vá em “Demonstrativos”, clique nele
  4. Logo na sequência clique em “Informe Rendimentos IRPF”
  5. Você verá uma mensagem alertando que caso a conta tenha sido encerrada ou transferida para outra agência da Caixa em 2021, o cliente precisa solicitar a impressão do informe pessoalmente.
  6. Clique em “Ok” e o documento será aberto de forma automática. Caso esteja acessando pelo site, clique, em “Salvar”; no celular clique no ícone no canto superior direito da tela para compartilhá-lo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.