SiSU 2022: primeiras parciais das notas de corte já estão disponíveis; saiba como consultar

Primeira parcial de notas de corte do SiSU 2022 já está disponível para os inscritos. Essa primeira seleção de 2022 oferece mais de 200 mil vagas; entenda o porquê é necessário ficar de olho nessa nota.

SiSU 2022: primeiras parciais das notas de corte já estão disponíveis; saiba como consultar
SiSU 2022: primeiras parciais das notas de corte já estão disponíveis; saiba como consultar (Imagem: FDR)

Estudantes que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada já podem consultar as notas de corte parciais divulgadas à 0h desta quarta-feira, 16.

O que é nota de corte?

Ela é definida pelo próprio sistema da seguinte forma: “menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados”.

Ou seja, seria uma espécie de nota mínima para ser considerado apto a concorrer a vaga.

Eça varia entre cursos e instituições, pois, é calculada de acordo com o número de vagas ofertadas e a quantidade de inscritos.

Durante o período em que a inscrição está aberta o sistema apresenta aos candidatos, sempre ao final do dia, a nota de corte parcial.

Ela considera as inscrições feitas durante aquele dia em especifico e para aquele curso.

Vale lembrar que essa nota não garante que o estudante seja selecionado, mas serve de parâmetro para ele escolher a sua vaga.

Nessa edição diversos estudantes usaram as redes sociais para falar sobre as notas de corte, que a maior parte achou muito alta; inclusive, diversos memes foram criados.

Como consultar a nota de corte do SiSU 2022?

Para ter acesso a nota de corte de um curso é necessário acessar a Página do Programa, clicar em “ver inscrição” e inserir os seus dados de acesso, aqueles da conta gov.br.

O sistema deve te mostrar a nota de corte do curso que você escolheu e a sua classificação de acordo com ela. A partir desses dados você pode analisar outras possibilidades ou permanecer com a sua escolha.

Lembrando que a classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. 

É importante que você fique atento a uma questão, é bom ter uma nota superior a nota de corte parcial do programa.

Isso porque, é possível que outros candidatos se inscreveram e façam com que essa nota mínima seja aumentada.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.