Nota do Enem pode ser usada para ingressar em faculdade portuguesa; saiba como

A nota do Enem é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Você sabia que é possível concorrer inclusive a vagas em instituições fora do Brasil usando ela? Saiba como.

Nota do Enem pode ser usada para ingressar em faculdade portuguesa; saiba como
Nota do Enem pode ser usada para ingressar em faculdade portuguesa; saiba como (Imagem: FDR)

Desde 2014, o INEP tem acordo com instituições portuguesas que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar brasileiros para diversos cursos de graduação; é possível, inclusive, estudar em instituições bastante renomadas.  

Como estudar em Portugal com o Enem?

Diferente das seleções como SiSU e Prouni (que têm seleção no mês de fevereiro) que acontecem dentro do Brasil e são reguladas pelo Ministério da Educação, nas instituições portuguesas, mesmo com o acordo, o MEC não é o órgão responsável.

 Mais do que isso, o Ministério da Educação não intervém nas seleções das universidades portuguesas, que possuem autonomia para criar suas próprias regras.

Não existe um manual, uma receita pronta para ingressar nas instituições de ensino portuguesas. De acordo com o Estatuto do Estudante Internacional cada faculdade tem autonomia para coordenar o próprio processo de ingresso dos estudantes internacionais”, comenta Higor Cerqueira, jovem brasileiro que possui um projeto sobre o tema.

Se você deseja utilizar a sua nota para estudar em Portugal, fique atento as seguintes dicas:

  1. Pesquise as instituições que oferecem vagas usando a nota, no portal você encontra matérias sobre o assunto;
  2. Confira qual o seu curso “ideal”;
  3. Procure informações sobre a instituição, é possível utilizar a nota em universidades já conhecidas dos brasileiros;
  4. Veja como é feita a seleção daquela instituição, em algumas a nota pode ser parte do processo seletivo;
  5. Fez mais de uma edição do Enem? Então, escolha a nota mais alta para aplicar.

É importante conferir também quais as edições do exame que são aceitas em cada instituição, isso porque em algumas você só poderá se inscrever com a nota das 5 ou até 3 últimas aplicações do Enem.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.