Mercado de games unido às criptomoedas: entenda o que são as gamecoins e como investir

Pontos-chave
  • As gamecois são moedas digitais decorrentes de jogos;
  • Existem algumas formas de aplicar em gamecoins;
  • Os interessados podem encontrar jogos que disponibilizam moedas virtuais.

Ao longo dos últimos anos, o setor de games e as criptomoedas vêm ganhando a atenção de diversos jogadores e investidores. Recentemente, surgiu um ativo que engloba esses dois mercados: as gamecoins. Entenda o que são as gamecoins e como investir.

O que são as gamecoins

As gamecoins são moedas digitas originárias de jogos. Por meio dessas criptomoedas, há a possibilidade de ganhar dinheiro real por meio da conquista de ativos nos jogos.

Também é possível lucro sem jogar. Neste caso, ganho acontece por meio da valorização das moedas digitais. Jogos como Axie Infinity, MOBOX e Light Nite — que rodam em blockchains do bitcoin e ethereum — recompensam os jogadores com dinheiro real.

Como funcionam os gamecoins

Uma parte considerável dos gamecoins funcionam por meio dos NFTs (tokens não-fungíveis). Em resumo, um NFT de algum item digital, como um jogo, torna esse item exclusivo — causando escassez ao redor dele. Com isso, há abertura para a instalação de um novo mercado.

Desse modo, os gamers e investidores procuram esses itens colecionáveis. Essas pessoas podem realizar a venda dos ativos por dinheiro de verdade.

Como exemplo, o Axie Infinity, jogo de grande sucesso em 2021, teve o seu token valorizado em mais de 59.000%. Quem adquiriu os ativos desta criptomoeda em julho, conseguiu uma valorização de 1.055,67% em setembro.

Cabe destacar que ainda existem outros jogos que apresentam um sistema parecido e com menos usuários. Para quem busca valorização, é possível buscar por essas opções alternativas.

Como investir em gamecoins

Os interessados podem acessar o jogo para obter as gamecoins. Também é possível realizar a compra dessas moedas já disponíveis no mercado.

Além disso, há a possibilidade de aplicar em fundos de investimentos direcionados a esses criptoativos. As pessoas podem investir, por exemplo, nos fundos da corretora Vitreo.

Essa empresa detém o Vitreo Coin NFT e o Cripto NFT — que são os primeiros fundos de investimentos do Brasil a aplicar em NFT. Com isso, será possível aplicar em gamecoins via corretora, com a mesma praticidade de investidr em ativos da Bolsa de Valores brasileira.

Segundo dados da Vitreo, o fundo possui taxa de administração de 0,34% ao ano. Desse modo, a cada R$ 1 mil aplicados, existe o débito de R$ 3,40 em 12 meses.

Além dessa cobrança, há a taxa de performance do fundo, equivalente a 20% sobre o que ultrapassar 100% do ICE US Treasury Short Bond Index TR +2% (em reais).

Vale destacar que, para quem deseja aplicar em gamecoins com maior potencial de lucro, é importante que o interessado tenha maior conhecimento dessas aplicações. Isso porque este mercado possui grande volatilidade.

Os investidores podem obter lucro, pela internet, por meio de gamecoins
Os investidores podem obter lucro, pela internet, por meio de gamecoins (Imagem: Montagem/FDR)

Exemplos de jogos que disponibilizam gamecoins

Existem diversos jogos inseridos na tendência de gamecoins. Por exemplo, existe o Bitcoin Bounce, no qual a pessoa pode colecionar NFTs que podem ser trocados por bitcoin. também existe o Illuvium, desenvolvido com base na criptomoeda ethereum.

De qualquer forma, dentre os mais conhecidos, estão:

  • Axie Infinity:

Em Axie Infinity, o processo abrange a compra de personagens que integram o universo deste jogo. Assim, o jogador tem o objetivo de criar uma equipe que tem, ao menos, três Axies — que são os monstros personagens do jogo. As criaturas são NFTs do game.

Sendo asis, para montar um time neste game, a pessoa deverá adquirir estes personagens de quem já integra a plataforma.

  • Alien Worlds:

O Alien Worlds tem o objetivo de obter o Trilium (TLM), a moeda digital nativa do jogo. Para ter acesso às criptomoedas, o jogador deve viajar pelo metaverso espacial à procura de governas planetas que integram o jogo.

A plataforma do game simula uma disputa entre os players para estabelecer quem controlará os planetas — e, desse modo, obter itens exclusivos.

  • Crypto Kitties:

Em Crypto Kitties, o jogador precisa criar gatinhos virtuais. Estes seres podem ser customizados, e ainda podem valer dinheiro ao serem transformados em NFTs. O game foi produzido com base na blockchain da ethereum.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.