Já recuperou seu dinheiro? 60% das pessoas que possuem saldo ainda não consultaram site

Nesta terça, 15, o Banco Central divulgou um novo balanço de consultas feitas no portal Valores a Receber, plataforma utilizada para saber as pessoas físicas e jurídicas que possuem dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras e pedir a devolução. Até o meio-dia, foram 59,964 milhões de buscas por CPFs e CNPJs na plataforma.

Deste total de consultas, 58,806 milhões vieram de pessoas físicas 1,157 milhão de pessoas jurídicas. Segundo o BC, 11,001 milhões de pessoas encontraram dinheiro em contas antigas e cerca de 222 mil empresas também encontraram valores a receber. Este total é o equivalente a 40% do total de pessoas que têm dinheiro parado em contas de banco.

Porém, segundo cálculos do BC, existem R$ 3,9 bilhões em valores esquecidos nas instituições financeiras apenas na primeira fase, de 28 milhões de CPFs e CNPJs. Até o momento, a quantidade de pessoas físicas e jurídicas com saldo atingiu 11,2 milhões, restando portanto, mais de 16 milhões de pessoas que têm saldo. No total, o montante  previsto é de R$ 8 bilhões.

Os agendamentos para receber os valores de volta foram organizado segundo o ano de nascimento ou da criação da empresa. 

Passo a passo para conferir se possui valores a receber

  • Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br
  • Digite o seu CPF ou CNPJ para saber se possui valores esquecidos em bancos
  • Caso tenha, guarde a data que o sistema irá informar. Na data indicada é que usuário saberá o valor exato que tem a receber e poderá pedir a transferência, que será feita a partir de 7 de março, no mesmo site.
  • O dinheiro pode ser resgatado através do PIX. No caso dos usuários que não tiverem PIX ou que preferirem indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será efetuado o depósito.

Neste momento, o sistema apenas informa se o cliente possui ou não dinheiro a receber referente aos recursos disponibilizados na primeira fase e o usuário recebe uma data e que precisará acessar o site novamente para uma nova consulta e pedir o resgate, seguindo a data de nascimento do cliente ou de criação da empresa.

Agendamentos

Para pessoas nascidas e empresas criadas antes de 1968, o período de agendamento de consultas e resgate ficou entre 7 e 11 de março, com repescagem no dia 12. Já no caso de empresas e pessoas com data de nascimento ou criação entre 1968 e 1983, o agendamento ficou para 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19.

Para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento será entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.