Nesta quarta-feira (16), as ações do Assaí (ASAI3) e do Carrefour (CRFB3) registraram forte alta. Após a divulgação do balanço trimestral do Carrefour na véspera, as empresas do varejo alimentar, como o Assaí, foram beneficiadas na Bolsa de Valores.
Na noite desta terça-feira (15), o Carrefour divulgou os resultados do quarto trimestre de 2021. O lucro ajustado da companhia chegou a R$ 766 milhões no período. Em comparação ao mesmo período de 2020, houve uma diminuição de 13,5%.
Dentre os motivos para a valorização, o principal não teve relação com o resultado, mas com às sinergias. Houve uma revisão das previsões das sinergias com o Grupo Big em 15%, para pelo menos R$ 2 bilhões até 2025. A maior parte disso virá de compras, maior produtividade das lojas e despesas operacionais.
As ações do Assaí foram favorecidas diante da teleconferência de resultados do Carrefour com os analistas. Esta companhia ressaltou que as vendas do atacarejo apresentaram retomada no começo do ano. Isso foi interpretado como positivo também para o Assaí.
Em relatório, analistas da XP Investimentos afirmaram que o Carrefour Brasil teve resultados mistos — e praticamente em linha com suas previsões.
Na avaliação da casa, o menor poder de compra dos consumidores impactou o desenvolvimento orgânico (vendas nas mesmas lojas) do Atacadão e o varejo não alimentar.
Ao mesmo tempo, a rentabilidade do Carrefour se manteve pressionada buscando evitar vendas mesmas lojas negativa (aumentando 1,4% na base anual para a categoria alimentar).
Desempenho das ações do Assaí (ASAI3) e do Carrefour (CRFB3)
De modo geral, as companhias de varejo alimentar tiveram desempenho positivo na sessão desta quarta. No fechamento, as ações do Assaí tiveram alta de 7,14%, a R$ 13,05. Já os papéis do Carrefour valorizaram 5,31%, a R$ 16,85.
Após a divulgação dos resultados do Carrefour, os investidores esperam pelos números do Assaí — que serão divulgados na próxima segunda-feira (21), depois do fechamento do mercado.
A XP estima que o Assaí tenha resultados fracos, diante do panorama macro desafiador, mas acima de seus pares. Há uma estimativa de que as vendas líquidas tenham aumento de 8% na base anual, especialmente por conta da expansão de lojas no período.