Melhores investimentos: confira fundos de ações e multimercado que se destacaram em janeiro

Em janeiro, o fluxo de investimentos estrangeiros para a B3, especialmente para ações de “valor”, favoreceu o Ibovespa. Neste contexto, conheça os melhores investimentos entre fundos de ações e multimercados em janeiro. O levantamento foi realizado pela Economatica, e divulgado pelo InfoMoney.

Melhores investimentos: confira fundos de ações e multimercado que se destacaram em janeiro
Melhores investimentos: confira fundos de ações e multimercado que se destacaram em janeiro (Imagem: Montagem/FDR)

Dentre as ações de “valor”, visadas pelos investidores estrangeiros no mês passado, estão as de companhias de commodities e bancos. Assim como esse fluxo ajudou a o Ibovespa, a performance dos fundos de ações e multimercados também foram favorecidos.

Mesmo que janeiro tenha sido positivo para o Ibovespa, o aumento dos juros no Brasil e Estados Unidos — com ajustes mais fortes dos que o projetado anteriormente — também chama a atenção dos gestores em ano eleitoral.

Atentos às oportunidades, os fundos de ações com estratégias positivas focaram em ações do setor de óleo e gás. Também houve foco em companhias relacionadas à construção civil, alumínio e mineração. Ainda existiu posição em empresas líderes dentro do segmento de varejo físico.

Melhores investimentos entre fundos de ações e multimercado em janeiro

O levantamento levou em conta os fundos não exclusivos, com gestão ativa, patrimônio líquido médio acima de R$ 100 milhões em 12 meses e mais de 99 cotistas no fim de novembro. Os dados foram obtidos da plataforma Economatica em 7 de janeiro.

Na categoria de renda variável, não foram considerados os fundos setoriais e monoações. Nos multimercados, o levantamento desconsidera os os fundos de crédito privado.

Melhores fundos de ações de janeiro

  • Alaska Black FIC FIA Bdr Nivel I: retorno de 13,94%
  • Rps FIC FIA Selection: retorno de 11,10%
  • Forpus Acoes Fc FIA: retorno de 10,38%
  • Mcr-Principal FIA – Bdr Nível I: retorno de 9,84%
  • Meta Valor FIA: retorno de 9,74%

Melhores fundos multimercados de janeiro

  • Logos Total Return FICFI Mult: retorno de 17,65%
  • Versa Long Biased FI Mult: retorno de 10,25%
  • Helius Lux Long Biased FICFI Mult: retorno de 9,91%
  • CSHG Allocation Miles Acer Lb Fc FI Mult: retorno de 8,58%
  • Mar Absoluto FICFI Mult: retorno de 7,86%

Vale destacar que o retorno obtido anteriormente não é garantia de rentabilidade futura. De qualquer forma, é importante verificar a performance histórica dos fundos — para analisar sua consistência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.